O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), baixou decreto nessa quinta-feira, 14, endurecendo as regras do município para impedir o avanço da Covid-19. Do dia 8 a esta sexta, 15, o município registrou 152 novos casos da doença, que saltou de 3.292 para 3.444. São 59 mortos no total, na cidade.
População reduziu cuidados
A secretária de Saúde de Porto, Lorena Martins, avaliou que esse aumento de casos é reflexo do comportamento da população, que reduziu os cuidados exigidos. “As pessoas precisam seguir as medidas de proteção recomendadas e preconizadas pelo ministério da saúde, evitando aglomerações, utilizando a máscara de forma correta, higienização das mãos e, quem for do grupo de risco, ficar em casa”, reforçou a secretária.
Suspensas atividades escolares
Com o decreto, estão suspensas as atividades presenciais na rede pública e privada de ensino fundamental e médio, e somente as atividades práticas/laboratoriais presenciais em instituições de ensino superior da área da saúde estão autorizadas.
Venda de bebida até 23h
A venda de bebida alcoólica está autorizada em bares, restaurantes, conveniências, distribuidoras, balneários e clubes até as 23 horas.
Carnaval e eventos proibidos
Está proibida a realização de eventos públicos e privados de qualquer natureza, em ambientes abertos ou fechados, assim como atividades relacionadas ao carnaval 2021. Reuniões particulares em residências devem respeitar o limite de até 15 pessoas e devem obedecer aos protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.
Funcionamento parcial
O prefeito ainda determinou que as feiras livres funcionem de forma parcial.
Em conjunto
Conforme a prefeitura, as medidas foram tomadas em conjunto pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública da Covid-19 (COE), Executivo municipal, representantes do comércio, empresários, entidades religiosas e outros segmentos da sociedade.