A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), voltou a endurecer as medidas para conter o avanço da Covid-19. Novo decreto, publicado nessa sexta-feira, 22, e que que entra em vigor na segunda, 25, traz outras restrições.
Quiosques e ambulantes nas praias
Entre elas, quiosques e atividades ambulantes do ramo alimentício e de entretenimento nas praias só poderão funcionar até às 15 horas aos sábados e domingos. Demais atividades comerciais do município continuam com o horário de funcionamento estipulado até as 23 horas, à exceção de postos de combustíveis, farmácias, serviços hospitalares e de hotelaria, considerados essenciais. São excluídos das exceções os supermercados, que também deverão fechar às 23 horas.
Shows, boates e píeres
O decreto mantém a suspensão, por tempo indeterminado, da realização de shows, o funcionamento de boates e a utilização dos píeres 1 e 2 localizados na Praia da Graciosa. Também veda o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e em estacionamentos de distribuidoras e conveniências.
Festas proibidas
Ainda conforme o Art. 2º, Inciso II do decreto, fica vedada a realização de festas em propriedades urbanas e rurais, com aglomeração de pessoas, exceto eventos autorizados de acordo com protocolo estabelecido pela Vigilância Sanitária, conforme previsto no Art. 4º do Decreto nº 1.959, de 29 de outubro de 2020. Já o Inciso III veda a utilização, pela população, das faixas de areia das praias locais.
Cesamar fechado sábados e domingos
O decreto também determina que o Parque Cesamar ficará fechado para o público aos sábados e domingos.
Mais de 54% das UTIs ocupadas
Conforme o Boletim Epidemiológico de Palmas dessa sexta-feira, a Capital tem 23.613 casos confirmados do novo coronavírus, que já matou 231 pessoas. O ponto que preocupa o município é a taxa de ocupação hospitalar, que chegou a 49,4%. Das UTIs, 54,3% estão ocupadas. (Com informações da Secretaria de Comunicação de Palmas)