O governador Mauro Carlesse (UB) destacou em solenidade na quinta-feira, 7, a retomada das cirurgias eletivas, suspensas desde o ano passado devido à Covid-19. O plano de retorno já tinha sido anunciado em setembro. “Se não fosse a pandemia estaríamos com a fila zerada, mas queremos estabelecer parceria com as unidades de saúde municipais para acelerar esses procedimentos e bem atender a nossa gente”, disse o governador. A fala aconteceu durante a entrega de 86 aparelhos de ultrassons aos municípios.
Cinco mil cirurgias até 2022
As cirurgias eletivas foram retomadas desde o dia 1° e os procedimentos estão sendo realizados de forma gradativa em 16 unidades hospitalares do Estado. De acordo com o secretário da Saúde, Edgar Tollini, atualmente são 6,5 mil pacientes na fila de espera. O objetivo é alcançar cerca de 5 mil cirurgias até o início do próximo ano, meta impulsionada com o lançamento dos incentivos do programa “Opera Tocantins”, e por meio da parceria com hospitais privados. “Depois de fevereiro queremos retomar o fluxo de cirurgias normais e encerrar o próximo semestre com todas as pessoas operadas”, explicou.
Incentivo
Ainda durante a solenidade, o governador apresentou aos presentes as estratégias de atualização dos incentivos aos profissionais de saúde que atuam diretamente nos procedimentos cirúrgicos, por meio de premiação do Pagh-Cirúrgico, que estimula a realização das operações em horários diferenciados, utilizando os centros cirúrgicos em capacidade máxima, nos períodos noturno, madrugada, finais de semana e feriados.