CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Com incentivo do Governo do Tocantins, exposição resgata registros de Palmas do acervo fotográfico de Edson Lopes

Com incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), ocorre nesta segunda-feira, 11, no salão de exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, com entrada gratuita, a exposição fotográfica “Palmas Tocantins – Registro Documental da Câmera de Edson Lopes”. A exposição poderá ser visitada até 31 de outubro.

O evento é uma realização da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu, Canto das Artes, e a exposição é um presente pelos 33 anos de criação do Tocantins, celebrados no último dia 5 de outubro, permitindo um resgate da memória do Estado. 

As fotografias contam a história da capital Palmas, entre os anos de 1989 e 1994, feitas pelo primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas, Edson Lopes (in memorian). Ele acompanhou, ao longo de 20 anos, a construção da cidade de Palmas, desde o lançamento da pedra fundamental em 1989 até o ano de 2010. Capturou ao longo desse período, o Cerrado dando lugar a avenidas, o vai e vem das máquinas e das pessoas que chegavam de todos os cantos do país em busca de uma nova vida. O acervo do fotógrafo conta com aproximadamente 15 mil fotos, feitas em película preto e branco.

A exposição tem como objetivo a aquisição de equipamentos necessários para a digitalização de parte do acervo do fotógrafo. Nesta primeira fase do projeto já foram digitalizadas 3 mil imagens, das quais 50 fotografias resultaram na exposição.

“O Tocantins ganha um presente que permite um resgate da memória, permite infinitos olhares para gerações futuras e contribui para a discussão acerca da imagem que os habitantes têm da cidade, que ainda se encontra em processo de construção. A exposição possibilitará também o contato das pessoas ao conteúdo documental que corria risco de se perder com a ação do tempo. O objetivo do projeto é digitalizar parte do acervo do fotógrafo Edson Lopes e preservar essa memória tão importante para nossa cultura. “, destaca Tharson Lopes, fotógrafo e fundador do Canto das Artes.

O projeto foi contemplado no edital emergencial pelo Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, e Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Edson Lopes

Natural da cidade de Tocantins, em Minas Gerais, Edson Lopes foi pioneiro no Estado do Tocantins sendo o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas. Dono de um olhar sensível e apurado, suas imagens materializaram um grande acervo histórico do qual com registros de momentos memoráveis do crescimento da nova Capital. Edson Lopes faleceu em abril de 2010, aos 66 anos. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também