Com a aferição do percurso pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBat), a XIX Maratona do Tocantins, realizada nesse domingo, 13, já despertou o interesse dos atletas estrangeiros. Quatro deles participaram dessa edição, com destaque para os quenianos, que dominaram a prova, vencendo no masculino e feminino.
Resultado masculino
No masculino, Nicolas Kiptoo Kogai fez os 21 km em 1h7m36, com o atleta maranhense Antônio de Souza Dias na segunda colocação e o araguainense Antônio Wilson, que já foi campeão outras três vezes da prova, em terceiro lugar.
Um lugar muito quente
A queniana Pauline Chapatei Chemei foi a campeã no feminino, fechando o percurso em 1h21m05. “Apesar de aqui ser um lugar muito quente, eu gostei muito de participar e de ter esse resultado”, afirmou. A segunda colocação ficou com a atleta Cruz Nonata, do Distrito Federal.
Iniciativa privada assume
O superintendente estadual de Esportes, Juventude e Lazer, Robson Ferreira, disse à Coluna do CT que esse foi o início de um ciclo que se completará com a total profissionalização da prova a partir de 2020, com empresas especializadas assumindo a organização e o Estado mantendo-se na promoção do evento. No que vem, o Tocantins dará um salto bem maior, com sua primeira maratona internacional.
Assista a participação do superintendente Robson Ferreira no quadro Entrevista a Distância: