Dados do Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontam que 89,4% da população tocantinense com mais de dez anos de idade utilizaram a internet por qualquer meio ou local no período em 2024. O aumento foi de 1,7% em comparação ao ano anterior.
MULHERES E IDOSOS MAIS CONECTADOS
Por sexo, as mulheres foram a maioria usuária no ano passado, sendo 91,1% delas, ante 87,8% deles. Ao considerar o grau de instrução, pessoas com ensino médio completo foram a maior parte, sendo 31,0% dos utilizadores, já os tocantinenses sem instrução ou com fundamental representaram 30,6% do total. Em nove anos, número de idosos que acessaram a internet cresceu 501% no Tocantins;
HISTÓRICO
O início da TIC foi em 2016, quando o grupo de pessoas de 60 anos ou mais que acessavam a internet era de apenas 11,2% no estado, número abaixo da média brasileira de 24,7%, na ocasião. Em 2024, a taxa no Tocantins cresceu para 67,3% dos idosos, o que significa uma elevação de 501% na comparação com o começo da pesquisa.
IDADE
Na participação total em cada faixa de idade, ano passado, o grupo de 25 a 29 anos era o mais conectado, com 97,0%, seguido de tocantinenses de 20 a 24 anos (96,3%) e de 30 a 39 (95,9%). Sobre os adolescentes com acesso à internet, 81,3% dos moradores de 10 a 13 anos navegaram no período de referência. O número é superado entre pessoas de 14 a 19 anos, sendo 93,2% deles.
CELULAR REINA
De acordo com a pesquisa, 99,2% dos informantes responderam que utilizaram, como equipamento de acesso à internet, telefone móvel celular. Moradores que utilizaram somente celulares, foram 44,8%. Microcomputador foi a ferramenta de navegação para 28,3% das pessoas de 10 anos ou mais, sendo superado pelos tocantinenses que utilizaram televisão, 46,3%. Tablets foram os menos relatados, pontuando apenas 5,6%.
MOTIVAÇÃO
O levantamento mostrou, também, que 95,9% dos tocantinenses acessaram a internet para conversar por voz ou vídeo, sendo o principal motivo relatado. Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail foram 89,6%; assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes, 86,7%; usar redes sociais, 85,9%. A justificativa menos usada, 11,6% das pessoas, foi a de vender ou anunciar bens ou serviços.