A nova presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, tomou posse na tarde dessa quarta-feira, 1º, numa cerimônia extremamente prestigiada, com autoridades tocantinenses em peso e personalidades do Judiciário de vários estados. A mesa diretora do TJTO passa a ser composta apenas por mulheres, com as desembargadoras Ângela Prudente, como vice-presidente; Maysa Vendramini Rosal, como corregedora-geral de Justiça; e Jacqueline Adorno, como vice-corregedora-geral.
MOMENTO HISTÓRICO
O comando feminino foi destacado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que, prestigiando a solenidade, classificou a posse de “momento histórico no Tribunal de Justiça do Estado”. “No qual mulheres tocantinenses, mulheres do Judiciário, protagonizam a nova gestão desta Casa”, ressaltou Wanderlei, destacando também o trabalho do ex-presidente desembargador João Rigo e do juiz Océlio Nobre para viabilizar a regularização fundiária no Estado.
PRIORIDADES DA GESTÃO
A nova presidente do Judiciário tocantinense destacou entre as prioridades de sua gestão investimentos em tecnologia, infraestrutura, governança, sustentabilidade, cidadania e recursos humanos. Nesta esta última, a desembargadora garantiu que “ainda há muito o que fazer”, notadamente em relação à deficiência de quadros de servidores e magistrados.
AGILIZAR O TRABALHO
Sobre a tecnologia, a desembargadora Etelvina destacou a necessidade de se investir no Laboratório de Inovação, em Inteligência Artificial, substituir os trabalhos mecânicos e rotineiros. “Tudo para facilitar e agilizar o trabalho dos nossos servidores e magistrados”, ressaltou.
ROBÔS
A desembargadora adiantou ter Iniciado as tratativas para implantação dos robôs de pesquisa de endereços, óbitos, Renajud (ferramenta eletrônica que interliga o Judiciário e o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran), Bacenjud (sistema eletrônico que conecta o judiciário ao setor financeiro) e arquivamento, cujos códigos-fontes já foram cedidos ao Judiciário tocantinense pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
VALORIZAÇÃO HUMANA
Ainda no campo da inovação, a nova presidente do TJTO reforçou que um dos focos da gestão é valorização humana. “Na eficiência do serviço que prestamos, buscaremos garantir que os avanços ocorram com segurança e respeito aos direitos e garantias fundamentais, estreitando os laços com toda sociedade”, afirmou.
CONTINUIDADE ÀS EXITOSAS ADMINISTRAÇÕES
A desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe ressaltou que chega à presidência com o “elevado compromisso” de conduzir a Corte pelos próximos dois anos, dando continuidade “às exitosas administrações que nos antecederam, em especial à do desembargador João Rigo Guimarães”, que deixou nessa quarta a presidência do TJTO. A magistrada qualificou seu antecessor como magistrado “vocacionado, humilde, conhecedor das dificuldades da nossa gente e que levou a Justiça para todos”.