Dados da Receita Federal compilados pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) colocam o Tocantins como o terceiro estado da Região Norte em número de empresas em atividade: são 108.109 estabelecimentos abertos. À frente estão apenas Pará, com 334.619; e Amazonas, com 165.987. Do total dos negócios tocantinenses, 60,38% são de microempreendedores individuais e 39,62% se dividem entre microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte.
Setor de serviços lidera
Conforme o SICS, o setor de serviços é o que registra o maior número de empresas, sendo responsável por 42% dos CNPJs [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] ativos, o que corresponde a 45.299, seguido de perto pelo comércio que responde por 40% dos registros. A indústria e a construção civil ocupam 8% cada e a agropecuária conta com 1% nesses números. Juntos os setores do comércio e de serviços concentram 82% do total de empresas em atividade no Tocantins.
Pólos
Entre as cidades com maior número de registros de CNPJs ativos está Palmas, com 35.635. Na segunda posição vem Araguaína, com 14.111 e Gurupi ocupa a terceira colocação, respondendo por 8.285 dos registros ativos.
Importância do setor empresarial
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, avalia que os números retratam a importância do setor empresarial. “Neste momento de retomada é fundamental dar essa visibilidade para a classe, que é tão importante para a movimentação da economia. Esse dado só demonstra que, com o esforço, dedicação e trabalho dos empresários, é possível promover crescimento econômico e colocar o Tocantins sempre como uma referência no fortalecimento das empresas brasileiras”, disse à assessoria da SICS.
Excelentes resultados
Titular da SICS, Tom Lyra avalia que os bons números são reflexo dos esforços do governo estadual em estreitar os laços entre os setores público e privado, em especial neste ano de pandemia. “Temos atuado no planejamento de ações e na execução de projetos que contribuam para o desenvolvimento de todos os setores produtivos do Estado. A prova de que esse trabalho tem alcançado excelentes resultados é o número de empregos gerados nesses últimos anos, mesmo em meio às dificuldades, o Tocantins segue figurando entre os cinco estados que mais tem empregado no Brasil, de acordo com os dados do Caged”, acrescentou.