Novo Decreto da Prefeitura de Colinas do Tocantins flexibiliza as medidas de contenção contra a Covid-19 diante da redução do número de casos e de internações. Divulgado na sexta-feira, 16, o último boletim epidemiológico do município aponta haver 328 casos ativos da doença, 22 deles hospitalizados. O balanço estadual de domingo, 18, lista 5.901 contaminações pelo coronavírus durante toda a pandemia, sendo 83 evoluíram a óbito.
Novas regras
O município passa a autorizar atividades com a presença de público, festas particulares, reuniões familiares e afins. A contrapartida exigida é a adoção de todas as medidas de segurança sanitárias, sendo o uso de máscaras e álcool em gel, distanciamento de 2 metros entre mesas, que terão no máximo quatro cadeiras, além da utilização de apenas 50% da capacidade máxima do local.
Toque de recolher continua
Conforme o município, o toque de recolher continua das 22 às 6 horas do dia seguinte. O Decreto mantém a autorização para bares e restaurantes funcionarem no período permitido e ainda dá tolerância até 23 horas. O consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais agora é permitido e a prática fica proibida apenas nos espaços públicos de uso comum.
Índices em baixa
Levantamento da Coluna do CT mostra que, no caso dos óbitos, a cidade registrou dois, alta de 2,5% em relação à semana anterior. No pico desta segunda onda, Colinas teve dez falecimentos por Covid-19 entre 14 e 21 de março, uma variação de 19,2% de uma semana para a outra. Em casos de contaminação, o acrescimento nesta última semana foi o menor entre as cidades mais impactadas, com 94 novos registros, ou alta de 1,6%.