Resolução da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que estabelece novas especificações da gasolina automotiva passa a valer a partir de agosto. Com as novas exigências , o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado (Sindiposto), Wilber Filho, enviou material à imprensa para tentar tranquilizar sobre os impactos da mudança no orçamento do consumidor.
Gasolina mais cara, mas carro mais econômico
Wilber Filho projeta que as novas especificações vão significar um reajuste no preço, mas garante que o novo tipo de combustível vai garantir economia no consumo. “Já comunicamos os revendedores. A troca vai ser bastante tranquila, nem motoristas ou postos terão que fazer adaptações. Teremos uma gasolina de melhor qualidade, a previsão é dia 3 de agosto. O combustível será um pouco mais caro, a estimativa é de cerca de R$ 0,10. Mas a expectativa é que o veículo fique mais econômico, em torno de 10%, o que vai ser um ganho para o consumidor”, pontua.
Passo importante
Conforme o Sindiposto, a ANP defende que os critérios permitem que os novos motores possam ser projetados com características mais econômicas, menos poluentes e com melhor desempenho. “Sem dúvida, é um passo importante na melhoria do combustível e, consequentemente, dos futuros veículos. Mesmo para os veículos atualmente em campo, a nova gasolina poderá causar menos depósitos no motor, aumentando sua vida útil”, concluiu Wilber Filho.