A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) suspendeu as visitas sociais, atendimentos jurídicos, além das atividades educacionais e assistência religiosa em todas as unidades socioeducativas por 15 dias, a contar da data da publicação da Portaria Nº 35, no Diário Oficial dessa quarta-feira, 19. Segundo a pasta, o ato é resultado do aumento do número de casos de covid-19 e de variantes gripais no Tocantins.
Pensando na prevenção
O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudemir Prevital, explicou que as medidas se fazem necessárias neste novo momento. “Observamos rotineiramente o boletim de casos de Covid-19 no Estado e trabalhamos pensando na prevenção e contenção da doença para preservar a saúde no âmbito do Sistema Socioeducativo”, afirmou.
Fortalecimento das Medidas de Prevenção
Dentre as medidas para prevenção de contágio e disseminação da covid-19 no Sistema Socioeducativo do Tocantins estabelecidos no Plano de Contingência estão higienização das mãos, uso obrigatório de equipamentos de proteção individual e distanciamento social. Além disso, o documento estabelece que servidores ou adolescentes que apresentem queixas de sintomas gripais sejam afastados e/ou isolados para acompanhamento e monitoramento médico imediato.
Vacinas
Vacinas contra covid-19 estão sendo ofertadas para todos os adolescentes e também aos servidores, em articulação com as secretarias municipais de saúde.