O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), prepara a publicação de um novo Decreto para atualizar as medidas de combate à Covid-19 ainda nesta semana. O município tem apresentado piora no quadro epidemiológico. A evolução da doença saiu de 1,9% entre os dias 9 e 16 para 3,7% entre o dia 16 e domingo, 23, quando registrou a pior semana desta segunda onda da pandemia com 1.066 novos diagnósticos positivos, conforme levantamento da Coluna do CT junto aos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde. “Lamentavelmente grande parte da nossa população não tem cumprido com todas as obrigações e obediências aos decretos publicados”, comentou o gestor.
Festa clandestina, aglomerações e desrespeito ao horário de funcionamento
O resultado das ações dos fiscais do Departamento de Postura e Edificações (Demupe) e de policiais militares mostram este desrespeito aos protocolos sanitários. Na sexta-feira, 21, uma festa clandestina reuniu quase 200 pessoas em uma casa de eventos no setor Jardim dos Ipês. O responsável vai responder por crime contra a saúde pública. Além disso, dois bares foram interditados por estarem funcionando além do horário permitido, às 23 horas, e mais de 100 pessoas também foram flagradas bebendo em uma praça do Povoado Novo Horizonte. No sábado, 24, uma proprietário de estabelecimento foi multado por abrir o negócio mesmo interditado.
Mais medidas
As novas medidas de segurança também terão como público-alvo servidores municipais. A Secretaria da Administração e a Procuradoria irão publicar portaria com penalidades para servidores que forem flagrados descumprindo as medidas restritivas. “Neste momento de gravidade, não podemos admitir que nossos servidores, que veem todos os dias as nossas equipes de saúde se desdobrando para atender, possam não ser solidários com essa situação”, lembrou o prefeito.