A Secretaria da Saúde (Sesau) confirmou ter fechado provisoriamente o ambulatório do Hospital Regional de Araguaína (HRA). A medida foi adotada após uma servidora que atua no setor ter manifestado sintomas de Covid-19. Ela fez o teste e aguarda o resultado. Todos os profissionais que trabalham no ambiente também foram determinados ao isolamento domiciliar.
Retorno
Conforme a pasta, os servidores deverão ficar, no mínimo, duas semanas afastados. “Os profissionais que preventivamente foram encaminhados a isolamento domiciliar, retomarão seus plantões após 14 dias, conforme recomendações do Ministério da Saúde, ou até alta médica, caso algum deles apresente sintomas e seja internado”, esclarece a pasta, que destaca que todos os servidores utilizam constantemente equipamentos de proteção individual.
Leia abaixo a íntegra da nota:
“NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que após exame de tomografia que sugere suspeita de Covid-19 em servidora que atua no Ambulatório do Hospital Regional de Araguaína (HRA), foi colhido o exame de swab que aguarda resultado. Paralelamente, foi determinado o fechamento provisório do ambulatório e o isolamento domiciliar de todos os profissionais que trabalham no ambiente. Caso apresentem sintomas, serão testados.
Tanto a profissional citada, quanto todos os profissionais que laboram na unidade, utilizam constantemente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A SES reforça que procede dentro das normas de segurança em Unidade Hospitalar e que a atuação dos profissionais de Saúde requer essa utilização que, espontaneamente, inibe a transmissão do vírus.
Os profissionais que preventivamente foram encaminhados a isolamento domiciliar, retomarão seus plantões após 14 dias, conforme recomendações do Ministério da Saúde, ou até alta médica, caso algum deles apresente sintomas e seja internado.
Palmas, 29 de abril de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”