Os secretários de Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Dimas; da Casa Civil, Rolf Vidal; e do Gabinete da Prefeitura de Palmas, Carlos Júnior, estiveram na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir a realização de obras estruturantes. O Parque Urbano Córrego Machado esteve na pauta. Com extensão de oito quilômetros, o projeto prevê infraestrutura moderna, incluindo novos equipamentos públicos para atender comunidades como Irmã Dulce, União Sul e Aureny III.
CRESCIMENTO URBANO E SUSTENTABILIDADE
A iniciativa vem sendo desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano desde 2023 e busca aliar crescimento urbano e sustentabilidade, seguindo modelos adotados por grandes cidades do Brasil e outros países. Além de melhorar a qualidade de vida da população local, o projeto terá um impacto significativo na urbanização de Palmas, promovendo espaços de lazer, convivência e preservação ambiental.
PAÇO BUSCA US$ 100 MILHÕES
Ronaldo Dimas avaliou o encontro com o BID. “Apresentamos o projeto do Córrego Machado. Colocamos, também, algumas questões relacionadas às intenções do município em ampliar, inclusive, o escopo do projeto e ouvir do Banco essa possibilidade. Em breve, eles farão uma visita a Palmas, ao prefeito Eduardo [Siqueira, Podemos]. Buscamos um investimento de 100 milhões de dólares, que serão aplicados na região sul de Palmas”, comentou.
PRESENÇAS
A agenda também contou com a presença do especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Jorge Silva; e de Daniel Wagner, coordenador de projetos da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), uma prestadora de serviços de propriedade da República Federal da Alemanha. O grupo trabalha junto ao Ministério das Cidades apoiando tecnicamente os municípios no Brasil na implantação de grandes projetos urbanos.