A Prefeitura de Colinas do Tocantins abriu concurso público para provimento de 146 vagas imediatas e outras 585 para cadastro reserva. O certame a ser realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) abrange 37 cargos de nível superior e médio com remunerações que variam de R$ 998,70 a R$ 13.845,98. O prazo para inscrições se encerra em 1º de dezembro. Já as provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro de 2020. Em relação aos conteúdos a serem cobrados, chama a atenção o fato do edital não abordar história e geografia do Estado.
Um verdadeiro atraso
O caso foi destacado pelo professor Júnior Batista, que é autor de alguns dos mais conhecidos livros sobre a história e geografia do Tocantins. O especialista questiona a falta destes temas. “É uma oportunidade de as pessoas do Estado e de fora conhecerem a cultura, os aspectos históricos, o patrimônio, as potencialidades… Até para facilitar na hora de elaborar as políticas públicas. Como o servidor vai falar de um programa social se não conhece os indicadores [do Tocantins]? A Prefeitura de Colinas, em uma atitude extremamente deprimente, tira esse conteúdo do edital, dando um passo para trás. Um verdadeiro atraso”, disse à Coluna do CT.
A Prefeitura de Colinas foi acionada para comentar sobre a falta do conteúdo regional. As ligações para dois membros da comissão do concurso não foram atendidas. Um pedido de nota também foi enviado ao município. A Coluna do CT está aberta para qualquer manifestação do Paço.