CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EDUARDO KÜMMEL / A vida é mesmo feita de escolhas

EDUARDO KÜMMEL / A vida é mesmo feita de escolhas
5 (100%) 10 votos

Nesta semana, resolvi compartilhar com os leitores um assunto diverso do que estamos acostumados a escrever, normalmente sobre agronegócio, Direito e seus diversos vieses. O final do ano está chegando e nada melhor do que fazer uma retrospectiva daquilo que fizemos ou ainda, daquilo que deixamos de fazer.

Diariamente a vida nos pede escolhas. Nós escolhemos, por exemplo, o que queremos ser na vida, e devemos responder por essa escolha. No trabalho, as coisas funcionam da mesma maneira

EDUARDO KÜMMEL É advogado

Refiro-me, mais especificamente, sobre as nossas posturas perante o trabalho e os compromissos do dia a dia. Afinal de contas, quando o trabalho é um prazer, a vida não é uma alegria? E quando o trabalho é um dever, a vida não é uma escravidão? Acho fantástica essa colocação do escritor russo Máximo Gorki. Pois sim, vivemos num mundo de escolhas e as nossas escolhas refletem exatamente aquilo que somos/fizemos hoje. Pode parecer um clichê, mas é a mais pura verdade.

Longe de estar escrevendo aqui uma coluna de auto-ajuda, deixo essa tarefa para os especialistas. Minha ideia é apenas trazer uma reflexão. Todos os dias somos convidados a fazer novas opções em nossa vida. Algumas são simples e fáceis, outras são mais difíceis e complexas. Basta fazermos a escolha certa, se estamos satisfeitos ou insatisfeitos com determinada situação, o caminho é fazer novas escolhas e tomar novas atitudes, sabendo que é um caminho pessoal e intransferível.

Diariamente a vida nos pede escolhas. Nós escolhemos, por exemplo, o que queremos ser na vida, e devemos responder por essa escolha. No trabalho, as coisas funcionam da mesma maneira – as pessoas produzem mais e melhor quando estão motivadas intrinsecamente, quando tem paixão pelo trabalho, quando se encontram impulsionadas pelo prazer, pelo interesse, pela satisfação e pela sensação de desafio pessoal pela tarefa que estão realizando. Como já dizia Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.

O fato é que a vida é realmente feita de escolhas que podem ser tomadas através de conversas e orientações com pais, amigos, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e pessoas que estão dispostas a ajudar.

A bem da verdade, o destino final somos nós quem traçamos e a vida é como uma estrada: pode ser mais longa ou mais curta, mais fácil ou mais difícil, cheia de curvas ou mais em linha reta. Cabe a nós escolheremos qual será o nosso “destino”.


EDUARDO KÜMMEL
É advogado e diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados
eduardo.kummel@kummeladvogados.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também