O Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp) realizou reunião ordinária nesta quinta-feira, 27, no Palácio Araguaia, e debateu as ações implementadas pelas para o enfrentamento da violência nas escolas. A dinâmica dos repasses referentes aos recursos do Fundo de Segurança Pública (Fusp), transferidos na modalidade fundo a fundo, também foi pauta da reunião.
REFORÇO POLICIAL E BUSCA ATIVA NAS REDES CONTRA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Especificamente sobre a iminência de ataques às escolas, o secretário da Segurança Pública e presidente do Conesp, Wlademir Mota Oliveira, destacou a pronta atuação no sentido de identificar e coibir qualquer ação dessa natureza. “A Polícia Militar reforçou a presença nas escolas, assim como a Polícia Civil, a Polícia Penal e a Guarda Metropolitana. As equipes de inteligência reforçaram a busca ativa nas redes sociais para identificar e evitar que tragédias aconteçam no nosso Estado. Todas essas ações estão sendo feitas em conjunto com o Ministério da Justiça”, destacou.
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
Outro ponto destacado foi a criação Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar que resultou na elaboração de um Procedimento Operacional Padrão (POP), cuja função é nortear as escolas quanto aos procedimentos a serem adotados para prevenir e agir em casos que possam vir a acontecer, bem como na criação do aplicativo Escola Segura, que será disponibilizado à comunidade escolar, como um canal de denúncias.
POLÍCIA PENAL TAMBÉM À DISPOSIÇÃO
O secretário da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Pereira de Amorim, destacou a parceria entre as forças policiais e ressaltou que a Polícia Penal está à disposição para integrar esforços nesta pauta. “Nos locais onde temos unidades penais, já houve a busca de ajuda junto aos nossos profissionais, e neste sentido venho reforçar que estamos prontos a colaborar na busca de ambientes escolares mais seguros. Estamos em 26 cidades do Estado e queremos ajudar”, disse.
SEM OCORRÊNCIAS
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, destacou a ausência de casos de violência. “O trabalho das forças de segurança não cessam. Felizmente, no Tocantins não tivemos nenhuma ocorrência de grande vulto. Quanto ao crime organizado, ele é uma realidade em todos os Estados da federação. É um problema sério, não podemos nos acomodar e, de fato, não estamos acomodados. Frequentemente estamos realizando operações e prisões, mas é importante ressaltar que trata-se de crimes complexos, que demandam tempo de investigação”, destacou
Investimentos
Durante a reunião, os membros do Conesp assistiram a uma apresentação sobre a dinâmica de transferência de recursos na modalidade fundo a fundo, especificamente, o FUSP. O secretário Wlademir Mota Oliveira, o coronel Marizon Marques, e o subcomandante-geral e chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Ornelas, falaram da importância do FUSP para a melhoria dos serviços prestados à população. “Vamos lançar a pedra fundamental do complexo de saúde no Quartel do Comando Geral, obra composta por três pavilhões, que só está sendo possível graças ao Fusp”, destacou o Coronel Marizon Marques, acompanhado do Coronel Ornelas que elencou os investimentos destinados à aquisição de viaturas e equipamentos para o Corpo de Bombeiros.
DISTRIBUIÇÃO POR EFETIVO
O secretário Wlademir ponderou que a distribuição dos recursos é feita com base no efetivo de cada força, mas que adequações podem ser feitas dada a urgência de cada corporação. “Estive recentemente com o ministro da Justiça, Flávio Dino, que foi categórico ao dizer que quanto mais executarmos os recursos do Fusp, mais investimentos serão feitos pelo governo federal. O Fusp hoje é uma ferramenta fundamental para adquirir armamento, viaturas e investir na formação dos policiais”, ressaltou.
POSSE DE NOVOS MEMBROS E CÂMARAS TEMÁTICAS
Na reunião ainda foram empossados os seguintes membros: representando a Seciju, o secretário Deusiano Pereira de Amorim (titular) e o policial penal Deusiram Reis (suplente); o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alonso Mata Trindade; pela Secretaria da Educação, a professora Virgínia de Moura (titular); e pela Associação dos Agentes de Trânsito e Transporte (AGTRANS), Alexandre Guerreiro (suplente). Quanto à criação das Câmaras Temáticas, deliberada na reunião do dia 28 de fevereiro, foi dado o prazo de 15 dias, para que todos os órgãos que compõem o Conesp O possam indicar quem serão os membros de cada câmara.