O Ministério Público do Tocantins (MPE) celebrou um acordo de cooperação técnica com a Energisa e a BRK Ambiental que visa levar informações importantes e seguras acerca das vacinas aos moradores dos 139 municípios tocantinenses.
CONSCIENTIZAÇÃO NAS CONTAS
Conforme o acordo, os parceiros, pelo período de um ano, divulgarão mensagens nas contas de energia e água a respeito da segurança e da eficácia das vacinas. A assinatura do termo contou ainda com a presença do secretário da Saúde, Afonso Piva, e do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, Amilton Pereira Lopes, de Itapiratins.
VAI SER UM SUCESSO
O procurador-geral de Justiça falou sobre a relevância da assinatura do termo: “É um projeto muito importante para a sociedade, para a nossa população. Tenho certeza de que esse trabalho liderado pela promotora Araína Cesárea surtirá um efeito positivo. Vai ser um sucesso. A disseminação de informações confiáveis sobre as vacinas é fundamental para evitar que pessoas desenvolvam doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização”, disse Casaroti, que agradeceu a parceria da Energisa e da BRK.
QUEDA NOS ÍNDICES
De acordo com a promotora Araína Cesárea, os índices de pessoas imunizadas contra várias doenças estão caindo no Brasil desde 2018. Ela citou que, em 2016, por exemplo, o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado do esforço nacional para acabar com uma doença infantil altamente contagiosa e potencialmente grave, mas para a qual existe vacina. Entretanto, o vírus da doença voltou a circular no Brasil, embora haja imunização para combatê-la. “Os baixos índices de vacinação são uma preocupação mundial. Segundo alguns estudos, as fake news são apontadas como umas das principais causas dessa queda”, afirmou a coordenadora do CaoSaúde.