Equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizará nesta quarta-feira, 14, uma visita de inspeção em Palmas para avaliar os três itens importantes para a escolha da cidade como sede da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2018. Esses itens são vontade política, rede hoteleira compatível e locais adequados para as competições.
A primeira visita aconteceu às 8h30, na sede do Gabinete II, no Orquidário Municipal, na avenida LO-09, onde o prefeito Carlos Amastha (PSB) recebeu os membros do COB, Arthur Henrique Bittencourt Correa, André Mattos e Renata de Andrade Barros, para a apresentação do projeto pelo Comitê Local.
Outras locais a serem visitados de acordo com a agenda de programações, serão os espaços e instalações esportivas indicadas pelo Comitê Local para abrigar as competições, estão entre eles o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, ginásios, kartódromo, pistas de atletismo, quadras poliesportivas, piscinas, espaços de lazer, entre outros.
Na programação consta ainda uma reunião na Agência de Turismo de Palmas (Agetur), com o Convention Bureau, além de visitas técnicas para verificar a estrutura da rede hoteleira. A decisão do COB sobre qual cidade sediará os Jogos deve ser anunciada na próxima semana.
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
Na edição de 12 a 14 anos são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei e, na edição de 15 a 17 anos é acrescentado a modalidade de vôlei de praia.
Além das competições, os jovens atletas têm à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva. (Com informações da Secom Palmas)