O Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública (DPE) lançou na quinta-feira, 10, a cartilha virtual com “orientações gerais para acolhimento inicial das mulheres em situação de violência doméstica e familiar”.
PROCESSO
O material estabelece que o acolhimento se inicia com a identificação da assistida; a verificação do fluxo de atendimento junto à Rede; a individualização do caso e identificação da existência de violência de gênero; a identificação da necessidade de encaminhamento para a equipe multidisciplinar da Defensoria; o encaminhamento à própria rede; e, por fim, a elaboração do Plano de Segurança Pessoal da assistida.
TIPOS DE VIOLÊNCIA
Outro tema abordado na cartilha do Nudem, dentre outros, é a tipificação das violências às quais a mulheres podem ser submetidas, sendo elas a física, a psicológica, sexual, a moral e a patrimonial. Sendo destacado que medidas protetivas de urgência podem ser concedidas à vítima independentemente do registro de boletim de ocorrência. A partir da melhor compreensão de cada caso, é potencializado o atendimento humanizado e compreensível em prol do rompimento do ciclo de violência, tudo a partir da escuta qualificada, atenta e que não cause a revitimização da mulher já vulnerabilizada, que em hipótese alguma deve passar por julgamentos morais.
NUDEM
São responsáveis pelos conteúdos da cartilha a coordenadora do Nudem, defensora Pollyana Lopes Assunção; a assessora jurídica do Núcleo, Franciélis Ferreira Vargas; e a estagiária de pós-graduação do Nudem, Nicolle Vilhena Vieira.