A Defesa Civil Estadual está participando do fórum global Understanding Risk, iniciado em 28 de novembro, com término no dia 2 de dezembro, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento reúne uma comunidade global de profissionais e especialistas na identificação de riscos de desastres, especificamente na avaliação e na comunicação de riscos.
Pela primeira vez, o fórum é realizado no Brasil. O tema deste ano é Navegando as ondas do risco, com foco nos riscos climáticos e de desastres em um mundo de perigos múltiplos.
A Defesa Civil Estadual está representada pelo coordenador-adjunto, tenente-coronel Erisvaldo Alves. “Esse é um evento muito importante em âmbito mundial e, pela primeira vez, está sendo realizado no Brasil. Durante os cinco dias de evento, serão apresentados os mais recentes conhecimentos e inovações na área de gestão de riscos de desastres, com tópicos como sistemas de alerta precoce, resiliência urbana, comunicação e financiamento de riscos”, ressaltou Erisvaldo Alves.
Durante o fórum, também acontecerá a última reunião do Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil (Congepdec) no ano de 2022, oportunidade em que haverá uma despedida de coordenadores estaduais que deixarão as funções devido às mudanças nas gestões estaduais.
O evento é organizado pelos GFDRR (Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres), pelo Banco Mundial e pela Prefeitura de Florianópolis, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Sedec, do Google, da Nasa e de vários outros organismos nacionais e internacionais. (Da assessoria de imprensa)