Cerca de 200 estudantes de escolas públicas e particulares de Palmas prestigiaram o concerto didático do projeto “Pixinguinha e os Oito Batutas: Uma Viagem ao Mundo do Choro”, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.
Os alunos estiveram presentes, na quarta e quinta-feira, 22 e 23, alunos da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), do colégio Monsenhor Pereira Piagem e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e do Colégio Olimpo.
Com idades entre 12 e 18 anos, os estudantes interagiram com os artistas subindo ao palco para dançarem as canções apresentadas, cantaram em coro músicas conhecidas como “Carinhoso” e conheceram as histórias, bastidores e principais curiosidades sobre o universo do chorinho.
Presidente da Apae, Vilma Maria Gomes declarou que o projeto tem grande relevância de democratização cultural. “É uma forma de socialização que acalma, traz amor, traz perseverança e os aproxima da arte e cultura”, expressa.
Segundo ela, esta foi a primeira vez que a maioria dos alunos prestigiou um espetáculo musical, principalmente do gênero instrumental. “Proporcionou um momento único para eles. Eu amei”, complementou.
O professor Carlos Potengy complementou que, mais do que levar entretenimento, o projeto apresenta ao público um estilo musical ainda pouco difundido no Tocantins. “O chorinho é incrível, mas ainda é pouco difundido e esse projeto resgata essa raiz da cultura da música brasileira. Achei que encontraria aqui só pessoas de cabelos brancos, mas não foi o que vimos. Temos aqui uma plateia lotada de jovens. Achei fantástico”, considerou.
O maestro Bruno Barreto, diretor-geral do projeto, relatou que essa aproximação da juventude com a cultura popular brasileira é uma das principais motivações do projeto. “A Música Popular Brasileira ultrapassa gerações. Apresentar novos ritmos e estilos musicais para esses jovens abre uma nova janela de percepções artísticas para essas gerações. Me emocionei de vê-los interagindo tanto, superou as nossas expectativas”, comemorou.
Projeto
Esta foi a primeira etapa do projeto que cumpriu quatro sessões de concertos no Memorial Coluna Prestes. A segunda etapa acontecerá nos dias 05, 06, 12 e 13, ao pôr-do-sol, no Museu Histórico Palacinho.
O projeto tem o patrocínio da chamada “Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões”, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, sendo um dos 15 vencedores em todo o Brasil, o único da região Norte, dentre mais de 400 inscritos de todo o País. Há também apoio da Secretaria Estadual da Cultura, Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex). (Da assessoria de imprensa)