O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) ocorreu neste sábado, 7, em Palmas, na ala sul da Praça dos Girassóis. A programação contou com a presença governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), da senadora Dorinha Seabra (UB), da primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, Karynne Sotero, e do titular da Seduc, Fabio Vaz. A celebração do Dia da Independência do Brasil contou com o desfile de 3 mil pessoas, entre estudantes, grupos sociais, militares e civis.
NOSSO DEVER MANTER VIVA ESSA CHAMA
O governador Wanderlei Barbosa defendeu o simbolismo da celebração. “Com grande alegria, realizamos este desfile de 7 de Setembro, uma ação cívica de grande importância para o povo tocantinense e para todo o Brasil. A participação das escolas, das Forças Armadas e de todos os envolvidos reflete o respeito que temos pelos símbolos cívicos e patrióticos do país. É nosso dever manter viva essa chama histórica, a chama da independência do povo brasileiro”, destacou.
PRINCÍPIOS DA INDEPENDÊNCIA SÃO ABORDADOS NAS ESCOLAS
Fábio Vaz ressaltou que o desfile é o momento que remonta a um fato histórico para o País, por isso, precisa sempre ser celebrado. “As escolas estaduais, junto com os municípios, estão comemorando o dia 7 de setembro. Nós trabalhamos os princípios da independência dentro dos ambientes escolares e no desfile podemos externar isso, esses valores que foram conquistados. Hoje nós temos mais de mil estudantes desfilando na Capital, as escolas participando deste momento importante para a nação, contando com a parceria das forças de segurança do Estado”, destacou o secretário.
FORÇAS DE SEGURANÇA
O evento contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins (PM), do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), Marinha, Exército e Guarda Metropolitana de Palmas, que desfilaram com equipamentos, instrumentos e veículos modernos de atuação.
DESFILE
Dos 3 mil participantes do desfile cívico-militar, mais de mil eram estudantes de unidades escolares da rede estadual e municipal; além de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ordem Demolay, Ordem Arco-Íris, e os Desbravadores da Igreja Adventista. Este ano, o desfile contou com a apresentação de subtemas em alusão a outros continentes.