Chapa do presidente e candidato à reeleição da seccional tocantinense Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gedeon Pitaluga, a “OAB Independente” afirmou nesta quarta-feira, 20, ter sido alvo de uma notícia falsa – a chamada fake news – e ingressou com uma representação contra a “OAB de Respeito”, de Rita Rocha. Por outro lado, a situação também foi alvo de questionamento da “Ordem na Casa”, grupo de Ester Nogueira, que cobra o imediato restabelecimento das notícias referentes às gestões passadas no site oficial da entidade, que teriam sido excluídas.
Rita Rocha sugeriu que edição caluniosa teria partido da OAB Independente
A situação afirma que o motivo da representação seria a produção e veiculação nas redes sociais de um vídeo por parte de Rita Rocha informando descontentamento com o que chamou de “brincadeira” feita com a sua foto que teria sido inserida em um cartão de apoio à chapa de Gedeon Pitaluga. A “OAB Independente” argumenta que o conteúdo gravado por Rita Rocha induz os eleitores a acreditarem que teriam sido eles os autores do produto, mas sem apresentar provas e nem queixas à comissão eleitoral ou à Polícia Civil. Ela ainda teria reforçado a acusação em uma segunda publicação.
OAB Independente faz campanha limpa
Gedeon Pitaluga comentou sobre o ingresso da representação. “Não admitiremos esse tipo de atitude partindo de qualquer que seja o candidato e seus apoiadores. Todas as acusações falsas e irresponsáveis feitas contra mim ou à chapa terão uma resposta dura e contundente da nossa parte. A eleição da Ordem não pode se tornar um ambiente de ataques e agressões falsas e desmedidas. A ‘OAB Independente’ vem fazendo uma campanha limpa e propositiva, respeitando a advocacia e a grandeza da Ordem”, afirmou. O candidato à reeleição revelou que também registrou boletim de ocorrência contra outros casos de notícias falsas e de promoção do discurso de ódio que alega ter recebido.
Restabelecimento de todas as notícias do site institucional da OAB
Gedeon Pitaluga também foi alvo de representação eleitoral, mas da “Ordem da Casa”, encabeçada por Ester Nogueira. O grupo de oposição cobra liminarmente o imediato restabelecimento de todas as notícias do site institucional da OAB do Tocantins ou que todo o conteúdo seja retirado durante o processo eleitoral. O pedido é motivado porque a gestão teria apagado todas as notícias das administrações anteriores, deixando apenas as do atual mandato, iniciado em janeiro de 2019. “Gedeon age sem qualquer princípio republicano, desrespeitando todos os colegas que se dedicaram à instituição nos mais de 30 anos de Ordem. A postura é típica de quem não lida bem com a democracia e a verdade histórica”, disparou Graziela Reis, que é uma das candidatas a conselheira federal do grupo.
Cassação da candidatura
Além do restabelecimento das notícias ou inativação total do site institucional, a representação também quer ainda que o registro de candidatura de Gedeon Pitaluga e da chapa “OAB Independente” sejam cassados pela prática de abuso de poder político e abuso dos meios de comunicação. “Quanto mais tempo o site da OAB estiver ‘no ar’ somente com matérias institucionais relacionadas à gestão do presidente Gedeon Batista Pitaluga Júnior, maior será o benefício eleitoral do representado em detrimento das demais candidaturas e chapas. […] Gera nítido desequilíbrio eleitoral, que pode trazer prejuízos irreversíveis para as demais candidaturas”, diz o documento assinado por Ester Nogueira e Luiz Renato Provenzano.
Acusação totalmente descabida
A “OAB Independente” rebateu em nota na manhã desta quinta-feira, 21, a representação da “Ordem na Casa”, classificando-a como “totalmente descabida”. “Mostra o tom raivoso da campanha da candidata Ester Nogueiral”, engrossa. Conforme o grupo, o site institucional está passando por uma modernização. “Para torná-lo cada vez mais acessível e menos vulnerável a ataques. […] Em função dessa reorganização, todo o conteúdo do sítio antigo está sendo migrado para o novo site. Isso vem ocorrendo há dias e enquanto a manutenção não estiver finalizada pode haver instabilidade e dificuldade de acesso em algumas áreas”, argumenta.
OAB de Respeito questiona as duas
Já a chapa “OAB de Respeito”, liderada por Rita Rocha, apresentou representação na terça-feira, 19, contra “OAB Independente” e “Ordem na Casa”. O questionamento é quanto ao enquadramento dos materiais de divulgação de campanha e de identidade visual dentro das normas da comissão eleitoral, que estariam sendo desobedecidas por ambos os grupos. “É preciso, sim, estar atento a cada detalhe, principalmente porque somos operadores do direito. Além do mais, estamos em um pleito que acontece em momento tão importante para a Ordem no Estado. A credibilidade da advocacia tocantinense está nessas entrelinhas e todos somos responsáveis por um processo limpo”, justifica a candidata.
Leia abaixo a íntegra da manifestação da OAB Independente:
“A acusação feita pela chapa Ordem na Casa contra a gestão OAB Independente, relacionada às matérias no site da Ordem, é totalmente descabida e mostra o tom raivoso da campanha da candidata Ester Nogueira.
Desde agosto deste ano, o site da OAB Tocantins vem passando por uma grande modernização, para torna-lo cada vez mais acessível e menos vulnerável a ataques, como ocorreu recentemente em sítios de órgãos de Justiça e governamentais pelo país. Esses avanços em todo o sistema fazem parte do projeto OAB 4.0, que tem o objetivo de tornar a nossa instituição mais atual e conectada com os avanços tecnológicos.
Implantamos o espaço OAB 4.0 na sede da Seccional em Palmas e na subsede de Taquaralto. Um ambiente com todo o aparato tecnológico que faz do projeto OAB 4.0 do Tocantins pioneiro no Brasil.
Em função dessa reorganização, todo o conteúdo do sítio antigo está sendo migrado para o novo site. Isso vem ocorrendo há dias e enquanto a manutenção não estiver finalizada podem haver instabilidade e dificuldade de acesso em algumas áreas. Segundo informação da equipe de TI da Ordem, está sendo feita uma junção de esforços para resolver o problema o mais rápido possível.
Reforçamos que a situação é um problema técnico, que está sendo solucionado com presteza. Mesmo diante dessas explicações, a chapa adversária usa disso para propagar ataques e fomentar a agressividade no processo eleitoral.
Propomos uma campanha limpa, feita com responsabilidade e respeito à advocacia, sem entrar nas baixarias que se dispõem alguns dos nossos adversários. Continuaremos a campanha propositiva que nos dispusemos a fazer, sempre respeitando a advocacia e acima de tudo o valor que a Ordem tem junto à sociedade.”