O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou na tarde deste domingo, 2, a implosão da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek, que ligava Aguiarnópolis a Estreito (MA). A travessia desabou em 22 de dezembro do ano passado. A operação foi realizada por meio de fogo controlado – técnica que utiliza o calor intenso e explosivos estrategicamente posicionados para fragmentar formações rochosas. Durante a operação, foram utilizados 250 quilos de explosivos.
PROCESSO
A operação de implosão foi planejada e discutida tecnicamente com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as concessionárias responsáveis pelas vias ferroviárias próximas ao local e com a Usina Hidrelétrica de Estreito. Durante a operação, o Dnit foi responsável apenas pelo monitoramento da infraestrutura. A região foi evacuado e o tráfego também ficou proibido durante a operação, que contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Militar (PM), a Marinha do Brasil, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras de Aguiarnópolis e Estreito.
NOVA PONTE ATÉ DEZEMBRO
Após a implosão, serão iniciados o serviço de limpeza da área e a obra de reconstrução da ponte. “O prazo previsto para conclusão da ponte é dezembro de 2025, para que a gente possa retomar a trafegabilidade desse importante corredor para o país”, afirmou o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Fábio Nunes. O órgão já contratou um consórcio de empresas – Gaspar e Arteleste Construções – para realizar a obra por R$ 171.969.000,00.
Confira abaixo vídeos do processo de implosão: