A 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Fórum de Governadores da Amazônia Legal em 2021 foi realizada nesta sexta-feira, 5, de forma remota e contou com a participação do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. O vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) representou o Tocantins na audiência. A aquisição de vacinas contra a Covid-19 foi um dos temas abordados pelo tocantinense.
Abertura comercial
No intuito de complementar o plano de imunização da União, o vice-governador solicitou ao embaixador a abertura comercial para que o Estado possa adquirir mais vacinas. “Nós não queremos que nossa natureza morra, queremos que ela se desenvolva bem, mas nossa prioridade nesse momento é devolver a saúde da nossa população e trazer a esperança de dias melhores para o nosso Estado. Então, nós precisamos desse apoio e dessa abertura comercial para a aquisição de vacinas”, afirmou. Todd Chapman se mostrou aberto às negociações e afirmou que terá uma reunião com cada governador. “Eu quero trabalhar com todos, pois acredito na força da união das nações”, respondeu
Investimento de US$ 20 milhões
Aos governadores, Todd Chapman apresentou as intenções do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de investir na Amazônia. De acordo com o embaixador, os Estados Unidos pretendem investir cerca US$ 20 milhões para o combate ao desmatamento ilegal, a conservação e o desenvolvimento da região Amazônia. Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Miyuki Hyashida comemorou o resultado da reunião. “Essa aproximação[…] é algo promissor, inclusive ele já solicitou uma reunião com os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal para levantar informações que possam render parcerias no futuro”, completou.
Secretariado
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, e o chefe de gabinete do governador Mauro Carlesse (DEM), Sebastião Albuquerque, também acompanharam a reunião.