O governador Mauro Carlesse (DEM) anunciou nesta terça-feira, 23, ter determinado à Secretaria da Saúde (Sesau) a adoção das providências necessárias para a instalação de 16 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 no Hospital Geral de Palmas (HGP) e outros 20 no Hospital Geral de Gurupi (HGG). A decisão se baseia no aumento do número de leitos ocupados na rede estadual, que ultrapassou a marca de 70%, bem como a ocupação total dos leitos da rede privada.
Não paramos um dia de trabalhar e monitorar situação da Covid-19
Mauro Carlesse fez o anúncio no mesmo dia em que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi alvo de críticas de vereadores, deputados e de ação do Ministério Público (MPE) pela falta de implantação de UTis. “Mesmo o governo estadual sendo o responsável por 95% dos leitos de Covid-19 no Tocantins, nós não paramos um dia sequer de trabalhar e de monitorar a situação. E como estamos vendo aumentar a demanda, vamos aumentar os leitos, pois precisamos atender a nossa população na hora que precisar. Quem está doente não pode ficar esperando um leito, já tem que estar pronto”, comentou o governador.
Estrutura atual da rede de assistência estadual
Conforme o Palácio Araguaia, desde março de 2020 um total de 365 leitos para Covid-19 foram implantados na rede hospital estadual e por meio de contratação na rede privada. Destes, 138 são de UTI. O Estado afirma que, assim que os 16 leitos do HGP e os 20 leitos do HGG estiverem em operação, o Tocantins chegará a 174 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, todos sob a gestão estadual.
Protocolos de Segurança
O governo estadual destaca que segue orientando a população a manter o distanciamento social, usar máscaras, manter hábitos de higiene e que não promovam qualquer tipo de aglomeração. “Todos têm que fazer sua parte. A parte do governo é atender a população e a dos cidadãos é evitar que o vírus se espalhe ainda mais. Se todos ajudarem, vamos vencer logo essa pandemia”, finaliza Carlesse.