Em Decreto assinado nesta segunda-feira, 26, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB), atualizou as medidas para evitar a proliferação da Covid-19. O município tem 505 casos ativos da doença e já somou 6.715 diagnósticos positivos, sendo que 133 pessoas não resistiram ao novo coronavírus. Os principais pontos do documento são: o retorno às atividades educacionais presenciais e a venda e consumo de bebidas alcoólicas.
Volta das aulas presenciais
Paraíso do Tocantins autoriza a partir do dia 3 de maio o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal e privada para as séries que são de responsabilidade jurídica do município, sendo estas a educação infantil e o primeiro segmento do fundamental. As instituições deverão observar o protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude e aprovado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE).
Comercialização bebidas alcoólicas
Já a comercialização de bebidas alcoólicas será permitida de segunda à sexta-feira até às 23 horas em bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados, mercearias, distribuidoras de bebidas, sorveterias, padarias, tabacarias, conveniências alocadas em postos de combustíveis e boates. Já aos sábados e domingos a comercialização só será permitida das 18 às 23 horas.
Novas regras valem até 26 de maio
O decreto produz efeitos a partir desta segunda-feira, 26, até 26 de maio. O funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 23 horas foi mantido, mas a autorização vem acompanhada de restrições estabelecidas pela cartilha regulamentadora. O documento traz as tradicionais recomendações sanitárias: uso de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre pessoas, disponibilização de álcool em gel, entre outros.