A Secretaria Municipal da Educação (Semed) apresentou na sexta-feira, 17, o Plano Educacional Emergencial. O documento estabeleceu o dia 3 de agosto como o retorno da rede de ensino da Capital, mas ainda sem ser de forma presencial por conta da Covid-19. Palmas vai recorrer a um canal digital de televisão para a transmissão das aulas. O novo coronavírus já infectou 3.602 pessoas na Capital, matou 28 e o número de casos da doença vem crescendo nas últimas semanas.
Tecnologia
Segundo a equipe da Semed, o plano também contempla aulas não presenciais por meio da ferramenta “Palmas Home School”, disponível na internet e material impresso para quem não tem acesso à rede mundial de computadores, além de mais um recurso, as teleaulas. Por meio do canal contratado pelo município – o 5.1 -, as aulas serão veiculadas na televisão aberta. A partir de agosto, todas as atividades não presenciais a serem propostas aos alunos passam a ser contabilizadas como hora/aula para cumprimento da carga horária estabelecida pela legislação.
Programação
Para facilitar a programação de alunos e familiares, cada série terá seu horário e dia determinados na programação do canal. As teleaulas contemplam todas as modalidades de ensino, desde a educação infantil até a educação para jovens e adultos. O conteúdo e as atividades serão unificados, e seguem o mesmo padrão disponibilizado a todos os alunos da rede, independente da unidade escolar em que esteja matriculado. “Todas as orientações e diretrizes contempladas no plano estão em concordância com o Documento Curricular do Tocantins”, observa a secretária municipal da Educação, Cleizenir Santos.
Aula presencial dependerá do nível de contaminação da Capital
Ainda segundo a equipe de técnicos, a possibilidade de retorno presencial das atividades é apenas sugerida no plano, de forma gradativa e crescente até contemplar a totalidade dos alunos, mas somente a partir de setembro e a depender do nível de contaminação do coronavírus em Palmas apontado pelos boletins epidemiológicos. (Com informações da Secom Palmas)