O governo estadual anunciou nessa terça-feira, 29, o fim do processo seletivo para o ingresso nos Colégios Militares do Tocantins. A partir de 2020 o ingresso de novatos nestas unidades escolares será realizado por meio de sorteio pelo Sistema Informatizado de Matrículas da rede de ensino tocantinense. Já os veteranos terão a permanência garantida. O novo processo foi confirmado em reunião entre a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar.
Igualdade
Para a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a intenção do governo do Estado é ofertar condições de igualdade de ingresso nessas unidades de ensino. “A ideia é que o processo de entrada na escola seja plural e que todos tenham acesso, de modo que o desenvolvimento educacional caminhe junto ao desenvolvimento social. Com essa mudança, a entrada em todas as unidades será igualitária”, destacou.
Conformidade com a legislação
Conforme a Seduc, a alteração está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no sentido de observar as diversidades de oportunidades de acesso aos ambientes escolares.
Metodologia mantida
Chefe do Estado Maior, o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça ressaltou que a nova forma de ingresso não irá mudar a metodologia da modalidade de ensino. “O novo processo de matrícula visa cumprir o que rege a LDB e tornar o processo mais democrático, sem perder a qualidade do ensino”, ponderou.
Mas nomenclatura alterada: Cívico-Militar
Outra novidade é que as unidades de ensino passarão a ser nomeadas de forma diferente. A escola que oferta somente ensino fundamental passará a ser designada como Colégio Estadual Cívico-Militar. As que ofertam ensino médio passam a ser Centro de Ensino Médio Cívico-Militar. Estas escolas passarão a contar com direção e coordenação disciplinar da Polícia Militar e coordenação pedagógica e corpo docente da Seduc.
Matrícula
A solicitação de matrícula deverá ser feita no site matricula.seduc.to.gov.br ou pelo telefone 0800-63-5050, conforme o calendário de matrículas da rede estadual, que será divulgado posteriormente. Atualmente o Estado conta com 12 colégios e mais de 7.600 estudantes atendidos nesta modalidade.