A recomendação do governador Mauro Carlesse (DEM) para os prefeitos instituírem o trabalho remoto para o funcionalismo municipal ou a jornada reduzida como forma de evitar aglomerações e conter a proliferação da Covid-19 tem sido bem recebida pelos municípios, conforme o chefe de gabinete da Governadoria, Sebastião Albuquerque.
Apoio de 90 prefeitos
O chefe de gabinete do governador foi o responsável por entrar em contato com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e com cada gestor municipal para defender a medida. “Acionamos a ATM, que reforçou a recomendação, e em seguida, contatei um a um, todos os prefeitos e prefeitas para que fizessem essa força-tarefa que objetiva diminuir os casos de Covid-19 no Tocantins. Tivemos o retorno positivo de mais de 90 prefeituras que iriam acatar a recomendação e outros prefeitos que asseguraram que assim que findasse o prazo de seus decretos municipais iriam aderir ao Decreto Estadual alinhando as ações com o Palácio Araguaia”, informa.
Adesão adaptada às realidades locais
Conforme o governo estadual, o presidente da ATM e prefeito Diogo Borges (DEM) informa que houve uma boa adesão dos municípios às recomendações do governador adaptadas às realidades locais. “Todos os municípios de alguma forma estão adotando medidas para reduzir o número de pessoas circulando e evitar aglomerações. Em Talismã, tirando os serviços essenciais, estamos 100% em home office”, destaca.