O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o titular da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), Fábio Vaz, anunciaram nesta quarta-feira, 21, a oferta de 240 vagas para quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu: Gestão de Equipes e Liderança Educacional; Inovação Pedagógica na Educação Digital; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação; e Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente. A ação é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e é voltada a professores da rede pública, tanto estadual quanto municipal de ensino. O edital e as inscrições serão lançados nesta quinta-feira, 22.
CONVÊNIO COM UFT
O governo estadual informa que este é o terceiro convênio promovido com a universidade. Na ocasião, Fábio Vaz ressaltou que a oferta dos cursos integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). “Nós estamos oferecendo 240 vagas em quatro áreas extremamente significativas e aguardadas pelos nossos professores. É um convênio que vem em um momento muito importante. A UFT vem trabalhando em sintonia com a educação estadual, em sintonia com o governo, para qualificar os nossos professores. Então, é uma parceria muito bem-vinda, muito importante, que vai trazer muita qualidade para a educação tocantinense”, explicou o titular da Seduc.
SOBRE OS CURSOS
Os cursos de especialização ofertados são totalmente gratuitos e não há cobrança de taxas de inscrição. Cada curso ofertará 60 vagas, totalizando 240 no conjunto das quatro especializações. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 33 destinadas a candidatos graduados em qualquer área que sejam vinculados à Seduc; 15 vagas para profissionais da Rede Municipal de Ensino do Tocantins; 6 vagas para candidatos vinculados à Secretaria da Saúde (Sesau); e outras 6 vagas destinadas a técnico-administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ou a candidatos que se enquadram nas Ações Afirmativas.
DEFINIÇÃO APÓS MAPEAMENTO
Coordenador dos cursos, Kelber Abrão detalhou a definição dos cursos a serem ofertados. “Nós fizemos um mapeamento dentro da pasta da Educação e identificamos que a gente precisava de uma pós-graduação que trabalhasse o transtorno do espectro autista, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, altas habilidades e superdotação, com 60 vagas para esta especialização. Criamos uma outra, em gestão educacional e liderança, também para os professores da rede. Além disso, foram criadas uma terceira pensada na saúde e no bem-estar e no lazer docente; e uma quarta pós-graduação, também com 60 vagas, na área de inovação pedagógica”, pontuou.
PROCESSO SELETIVO
Quanto ao processo seletivo, será composto por três etapas. A primeira será uma prova escrita, de caráter eliminatório. A segunda etapa consistirá na análise da Carta de Motivação, com caráter classificatório, assim como a terceira etapa, que será a análise dos currículos dos candidatos. Os cursos são oferecidos por meio do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde.