A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informaram a prisão na manhã dessa quinta-feira, 23, dos dois suspeitos de terem assassinado pessoas na Capital. Os homicídios de duas pessoas em situação de rua ocorreram da madrugada do dia 16 para o dia 17, e estão entre os 9 registrados em Palmas em um período de quatro dias. O Estado criou uma força-tarefa para solucionar os crimes, que também conta com a pasta de Cidadania e Justiça (Seciju).
CONFISSÃO
Conforme a nota, a Polícia Militar chegaram aos dois suspeitos – conhecidos como Negão e Togo – após ter solicitado imagens de segurança próximas aos locais dos crimes. A dupla foi conduzida para a 1ª Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e confessou o crime. Com isto, o delegado responsável representou pela prisão temporária dos dois por homicídio duplo qualificado, que serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).
MOTIVAÇÃO
A força-tarefa informa que a motivação do primeiro homicídio seria o fato de a vítima “cometer vários furtos e levar os objetos furtados para as proximidades do Terminal Rodoviário de Palmas”, onde todos os envolvidos costumam se abrigar, o que atraía ações policiais. Para encerrar isto, Negão e Togo recorreram ao assassinato. Após beberem juntos, os três seguiram para o centro [108 Norte] onde ocorreu o crime. A vítima foi estrangulada com a própria camisa que vestia e depois recebeu uma pedrada na cabeça. Dali saíram em direção a segunda vítima, que foi morta a pauladas na 104 Norte. A motivação para este segundo crime seria o fato de a vítima ter furtado uma garrafa de bebida alcoólica, além de um valor em dinheiro.
Leia abaixo a íntegra da nota:
“A Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) e a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) esclarecem que logo após os homicídios das duas pessoas em situação de rua, ocorridos na Capital na madrugada do último dia 16 para o dia 17, a 1ª Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa – 1ª DHPP de Palmas solicitou as imagens de câmeras de segurança próximas aos locais dos crimes e compartilhou as informações com a equipe de inteligência do 1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, no sentido de somar esforços para identificar os autores. Esta ação faz parte da Força-Tarefa instituída pela SSP-TO, PM-TO e Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), no último sábado, 18, para combater crimes de homicídios em Palmas.
Na manhã desta quinta-feira, 23, a Polícia Militar, por meio 1º Batalhão em operação conjunta com o 5º BPM, localizou os dois suspeitos de cometerem os crimes, conhecidos como Negão e Togo, e os conduziu até à 1ª DHPP de Palmas. Eles foram ouvidos pelo delegado responsável pelo caso e confessaram os crimes.
A motivação para o primeiro homicídio seria o fato de a vítima cometer vários furtos e levar os objetos furtados para as proximidades do Terminal Rodoviário de Palmas, onde os autores e vítima costumam se abrigar. Ao levar os objetos furtados, acabavam atraindo ações policiais para o local. Dispostos a dar um fim nessa situação, os autores fizeram uma espécie de emboscada, levando a vítima para beber no terminal e depois pegaram um ônibus coletivo sentido Avenida JK, descendo na altura da Quadra 108 Norte, cometendo nesse instante, o primeiro homicídio. A vítima foi estrangulada com a própria camisa que vestia.
A partir daí, os suspeitos saíram em busca da segunda vítima, mas no caminho ficaram na dúvida se o primeiro havia de fato morrido, então um deles retornou para atingir a primeira vítima com uma pedra na cabeça e se certificar do óbito.
De lá, seguiram para a Quadra 104 Norte, onde mataram a pauladas a segunda vítima. A motivação para este segundo crime seria o fato de a vítima ter furtado uma garrafa de bebida alcoólica, além de um valor em dinheiro.
Diante dos fatos, o delegado responsável representou pela prisão temporária dos suspeitos por homicídio duplo qualificado. Após os procedimentos legais cabíveis, ambos serão conduzidos à Casa de Prisão Provisória de Palmas onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
Secretaria da Segurança Pública do Tocantins
Polícia Militar do Tocantins”