O Ministério Público do Tocantins (MPE) empossou em cerimônia na sexta-feira, 22, os dois novos promotores substitutos, Gilmar Pereira Avelino e Rhander Lima Teixeira. Em discurso, o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, ressaltou o perfil dos membros e o fortalecimento da instituição. “Cada solenidade de posse representa um marco do nosso esforço institucional para avançarmos em nossa estrutura, aprimorarmos o trabalho e fazermos a diferença na vida dos cidadãos”, pontuou.
JÁ PROMOTORES, OPTARAM PELO TOCANTINS
Após terem atuado em diversos cargos, os empossados já estavam exercendo a função de promotor: Rhander Teixeira, no Pará; e Gilmar Avelino, no Piauí. Ao serem nomeados pelo MPE, fizeram a opção pelo Tocantins.
VOLTAR ÀS RAÍZES
Natural de Tocantinópolis, Rhander Teixeira falou, com muita emoção, sobre a oportunidade de retornar para o seu estado natal, agora trabalhando no Ministério Público estadual. “Retornar ao Tocantins é voltar às raízes. Aqui aprendi que o maior patrimônio de uma pessoa é o seu nome limpo e a palavra honrada; e é com esse espírito que pretendo exercer minhas funções”, disse.
ATUAÇÃO PROATIVA
Gilmar Avelino, que é natural do Piauí e foi criado no Maranhão, também lembrou de seu extenso vínculo com o Tocantins, onde estudou, foi professor na rede pública e exerceu a função de policial federal por 19 anos, na cidade de Araguaína. Ele também falou com emoção sobre o compromisso com o cargo que assume. “Quero ser o promotor de Justiça que se reinventa todos os dias”, disse, destacando a necessidade de uma atuação proativa.
CONCURSO
Os novos membros foram aprovados no 10º Concurso para Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público, que foi realizado ao longo de 2022, com seis etapas e cerca de 1.300 candidatos inscritos.