O Arraiá da Alegria que já faz parte do calendário cultural do município de Tocantinópolis, inicia nesta quinta-feira, 28 de junho e vai até domingo, 1 de julho. As apresentações iniciam a partir das 19 horas, no Quadrilhódromo da Beira Rio. O Festival de Quadrilhas Juninas de Tocantinópolis festeja com sucesso seu trigésimo aniversário no clima de Copa do Mundo. A prefeitura municipal tem como proposta oferecer uma programação diversificada, trazendo festivais de quadrilha, shows de artistas regionais, apresentações culturais e outras atrações, além de artesanatos, comidas típicas e outros artigos. O Arraiá da Alegria alcance cerca de 5 mil pessoas por dia de apresentações. O ex-prefeito, José Bonifácio, foi propulsor da festa, que no início era considerada apenas uma tímida comemoração, no entanto, a proposta foi crescendo a cada ano e hoje se tornou um dos símbolos marcantes da história de Tocantinópolis.
Cadastro Ambiental Rural Gratuito
Para atender os proprietários de imóveis rurais pelo programa do Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Tocantins Legal, nos municípios de Paranã, São Miguel do Tocantins, Palmeirópolis e São Salvador, está sendo disponibilizado até esta sexta-feira, 29, atendimento gratuito, por meio das equipes itinerantes. O objetivo é proporcionar o acesso gratuitamente e assim estimular a adesão ao CAR dos proprietários de áreas rurais de até 320 hectares. O cadastramento ao CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais que, além de regularizarem a propriedade, passam a ter os benefícios previstos no novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012). O proprietário que não efetuar sua adesão ao CAR pode ficar sem acesso ao financiamento rural, além de ficar impedido de solicitar licença ambiental e de fazer qualquer negociação com o imóvel rural.
Circuito de Pecuária Sustentável
A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza a quarta etapa do Circuito da Pecuária Sustentável com a promoção do “Fórum da Pecuária de Baixa Emissão de Carbono”. O evento será nesta sexta-feira, 29, das 8 às 16 horas, na Associação Planalto, em Campos Lindos, dentro da programação da Feira da Soja, que acontece de 28 de junho a 1 de julho. Técnicos da Secretaria da Agricultura vão apresentar palestras voltadas para a produção sustentável de bovinos de corte e leite no Tocantins. Na programação do Fórum haverá ainda, palestras sobre a Carne Carbono Neutro, um Novo Conceito para Carne Sustentável Produzida nos Trópicos; Tendências do Mercado da Soja: Bolsa de Chicago e dólar para próxima safra; Suplementação de Bovinos no período de transição; Uso da Palhada para Aumento da Produtividade da Agricultura; As aplicações das geotecnologias no agronegócio e nas propriedades rurais; Políticas Públicas, Prejuízos e Controle de Incêndio no Estado do Tocantins.
Serviço “Zap Defensoria”
Na diretoria regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, 529 assistidos já aderiam ao Zap Defensoria – serviço de comunicação entre a Instituição e seus assistidos por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O projeto está implantado como piloto em Gurupi e, por meio dele, os assistidos podem receber notificações sobre andamento de processual, data de audiências e documentação pendente, entre outros avisos e alertas. A adesão ao Zap Defensoria é facultativa e o assistido poderá anular sua adesão (desde que não haja qualquer intimação pendente no aplicativo) pessoalmente na Defensoria Pública, assim como informar à Instituição caso haja alguma mudança no número de telefone. O assistido que não aderir ao procedimento de notificações por intermédio do aplicativo de mensagem será informado por meio dos demais meios previstos em lei.
Projeto Acredito muda ocorrências sobre drogas
O relatório final do “Projeto Acredito – Força e coragem para vencer as drogas” mostra que durante sua realização na Quadra 1.206 Sul, em Palmas, entre os dias 16 de agosto e 17 de outubro de 2017, houve uma redução de 33% nas ocorrências policiais relacionadas às drogas. O relatório foi apresentado no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE) na manhã desta quarta-feira, 27. O projeto é de autoria do Conselho Estadual Sobre Drogas (Conesd/TO). A escolha da quadra para a realização do projeto atendeu um anseio da comunidade, que tinha necessidade de recuperar os espaços públicos e obter melhor qualidade de vida. O projeto uniu esforços de inúmeras entidades públicas que trabalharam com diversas ações em concordância com eixos de prevenção, tratamento, reinserção social e repressão, defendidos pela Política Nacional sobre Drogas. Foram mais de 80 ações na comunidade, atingindo ao longo do projeto 3.515 atendimentos.
Promotor de Justiça é homenageado pela Conesd-TO
O promotor de Justiça, Alzemiro Wilson Peres Freitas foi homenageado nesta quarta-feira, 28, pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Conesd/TO), após realizar um trabalho à frente da execução penal no Ministério Público Estadual (MPE). Freitas recebeu o título de Conselheiro Honorário do Conesd e obteve ainda um agradecimento impresso no relatório de atividades do Projeto “Acredito” apresentado durante encontro do Conselho na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE). O relatório, referente ao primeiro semestre de 2018, mostrou as principais ações desenvolvidas na quadra 1206 Sul, onde mais de 2500 pessoas participaram do Projeto. O bairro foi escolhido por ser considerado crítico em relação à criminalidade, segundo levantamento do Sistema Integrado de Operações (Siop).