O Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu nesta quarta-feira, 6, a abertura da 5ª Conferência Estadual de Cultura. Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), o evento ocorre até o dia 7 de dezembro, proporcionando um espaço para a sociedade civil tocantinense discutir a atualização do Plano Nacional de Cultura.
SEIS EIXOS TEMÁTICOS
A Conferência traz seis eixos temáticos para debate, propostos pelo Ministério da Cultura (MinC), sendo eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização de Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e, Direito às Artes e Linguagens Digitais.
FORTALECER ALICERCES DA IDENTIDADE CULTURAL
Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, o momento é extremamente importante para a cultura tocantinense. “Este é um momento ímpar, em que a sociedade tocantinense se reúne, com o objetivo de contribuir com propostas valiosas para o futuro da cultura em nosso Estado. Estamos diante de uma oportunidade significativa para fortalecermos os alicerces da nossa identidade cultural”, comentou o secretário.
ENVOLVE VÁRIAS VERTENTES
O governador em exercício, Laurez Moreira (PDT), esteve presente e destacou a importância da cultura para o Tocantins, sendo uma das principais pautas da gestão governamental. “Sabemos o quão importante é a cultura do nosso estado. A área da cultura envolve várias vertentes, abrangendo o turismo, a economia e a identidade da nossa gente. Temos povos originários, quilombolas, pessoas da região que são agentes de cultura e me sinto extremamente feliz em contribuir para que nosso Tocantins seja reconhecido pela sua cultura”, pontuou.
AGENDA DO GOVERNADOR
Ainda em cumprimento de agenda nesta quarta-feira, 6, Laurez Moreira, prestigiou a inauguração da Galeria de Presidentes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins. O evento foi realizado na sede da entidade, reunindo diversas autoridades e representantes do setor agropecuário. “É uma honra participar da inauguração da Galeria de Presidentes da Agência de Defesa Agropecuária, este espaço não apenas enaltece os líderes que moldaram o caminho da instituição, mas também simboliza a vitalidade do setor agropecuário em nosso amado estado”, destacou.