O governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) esteve nesta quarta-feira, 16, em Porto Nacional para assinar a ordem de serviço para a construção da 5ª Companhia de Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO). O evento ocorreu durante aula magna do curso Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para membros da corporação. A sede da unidade operacional contará com 533,75 metros quadrados (m²) e vai demandar R$ 1.139.684,43 em investimentos. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual, alocados por meio de emendas parlamentares.
CBMTO aparelhado
Wanderlei Barbosa destacou a importância da construção do primeiro quartel com estrutura e aparelhamento exclusivamente para uma unidade operacional do CBMTO. “A partir da conclusão das obras da unidade operacional de Porto Nacional, os nossos bombeiros vão contar com um local projetado para atender todas as necessidades e bem atender a população”, avaliou. O gestor ressaltou a formação superior em segurança pública para os quadros da corporação. “Esse curso marca a reposição do contingente com a formação de 100 homens e mulheres”, completou.
Avanço para a instituição
O comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, disse que as obras da estrutura do Quartel do Comando Geral na Capital estão avançadas e agora serão iniciadas as obras da primeira estrutura projetada para atender todas as demandas operacionais. “Essa obra é um grande avanço para a instituição e, aliada a esse convênio com a Unitins para melhorar o conhecimento dos nossos quadros, certamente configura um grande avanço, já que vão sair com um curso superior, que vai contar muito ao longo da carreira”, avaliou.
Gestão em segurança pública
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, classificou como um dia histórico. “Aqui a gente escreve nos anais da história do nosso Estado, mais uma vez, o primeiro curso superior de Formação em Tecnologia em Segurança Pública, colocando o Tocantins no rol dos estados que praticam a integração academia e segurança na sua formação em todos os níveis”, frisou. Secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Jairo Mariano destacou que essa sede em Porto Nacional vai agregar benefícios à região. “Além de beneficiar a cidade, essa sede que será construída vai proporcionar melhores condições de trabalho aos Bombeiros, já que foi projetada para esse fim”, comentou.