O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) iniciou agenda na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) nesta quarta-feira, 17, com a inauguração do gabinete montado no Parque Mauro Medanha, onde acontece a programação. A estrutura é permanente e poderá ser utilizada nas próximas edições do evento. O novo espaço inclui os gabinetes dos chefes do Poder Executivo – incluindo um para o vice; das Secretarias da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); e um para a Assembleia Legislativa (Aleto). “Observamos o nosso crescimento econômico e o quanto isso é representativo para o Tocantins. Essa feira é um excelente local para ampliar ainda mais este crescimento. Desta forma, inauguramos com muita felicidade esse espaço do governo aqui na Agrotins”, comentou o republicano.
AGENDA
No gabinete, Wanderlei Barbosa recebeu visita da comitiva internacional composta por parlamentares de países do Mercosul. O senador da Província de Buenos Aires, Alejandro Cellillo, destacou a magnitude da Agrotins e abordou a possibilidade de parcerias comerciais. “Essa feira é algo grandioso, estamos muito impressionados, pois temos eventos similares na Argentina, mas com produção bem diferente e o Tocantins se destaca por seu tamanho e suas condições climáticas. Consumimos muita carne, observamos que seus animais são maiores do que os nossos, por conta do clima argentino, isso nos abre para a possibilidade de comercialização”, pontuou. O governador também esteve com representantes da Mitsubishi. “Agronegócio é o mercado mais importante que temos no Brasil. Estar na Agrotins é algo essencial, pois produzimos veículos, principalmente picapes, a base do trabalhador do agro. Isso fomenta o comércio e a economia”, pontuou Mauro Luis Correia, que é diretor executivo da empresa parceria que fabrica veículos da marca.
CERTIFICAÇÃO DA CARNE BOVINA
Wanderlei Barbosa ainda teve encontro com o diretor de Parcerias Estratégicas da Frambas Halal, Nasser Ahmad Sati, para ampliar o diálogo na certificação da carne bovina, visando exportações para vários países. “O governador nos recebeu muito bem. Ele está aberto ao diálogo e muito animado para trazer para o Tocantins a certificação Halal”, enfatizou. A empresa foi criada em 2015 e pertence ao grupo da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, sendo especializada na certificação Halal, que é o somatório de normas e regras para que a carne esteja comercialmente dentro dos padrões nacionais e internacionais com qualidade e segurança lícita para o consumidor muçulmano. Com a certificação, a carne do Tocantins pode ser comercializada não só com países muçulmanos, mas para todos os continentes, abarcando um mercado global que gera um lucro estimado em U$ 3,5 trilhões de dólares.
CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Wanderlei Barbosa também prestigiou a inauguração do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) na Agrotins. A estrutura tem capacidade para produzir 100 mil mudas por ano de espécies do Cerrado, em dois ciclos de produção a cada 6 meses, suficientes para recuperar 90 hectares de Áreas de Preservação Permanentes (APP) degradadas, como nascentes e matas ciliares. A instalação da unidade é de iniciativa da Semarh e recebeu o investimento de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) na ordem de R$ 480 mil reais, além de contar com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Lago de Palmas. “Com o cuidado do Meio Ambiente, junto com a Agricultura, o acompanhamento do Naturatins, que é o nosso órgão de controle ambiental, faremos esse trabalho de maneira sustentável. Essa é a proposta da Agrotins”, ressaltou.