O governo do Estado anunciou nessa segunda-feira, 29, o início das aulas do programa Educa Mais Tocantins em 2024, que vai atender 11.093 bolsistas, composto por estudantes de baixa renda e professores da rede pública de ensino, matriculados nas universidades particulares tocantinenses. O anúncio foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt), Márcio Silveira.
MAIS DE 10 MIL BOLSAS
Wanderlei explicou que mais de 10 mil bolsas foram colocadas à disposição dos alunos, em diversas universidades particulares do Estado. “São oportunidades ofertadas àqueles alunos que não podem pagar pelo ensino superior”, afirmou. Para isso, o governo está ofertando bolsas de R$ 300 a R$ 1,2 mil.
MAIOR PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL
O presidente da Fapt, Márcio Silveira, destacou que este programa possibilitará a inclusão social e a transformação da vida de jovens tocantinenses. “Estamos aqui para anunciar o início das aulas do maior programa de inclusão social e de transformação de vidas, com oportunidades para a nossa juventude de 18 a 24 anos”, definiu. Segundo ele, são 11.093 bolsas para os alunos cursarem o ensino superior, atendendo 120 municípios. “Critério importante definido por nosso governador Wanderlei Barbosa, para que o benefício chegue a todos os cantos do Tocantins”, reforçou.
SAÚDE E OUTRAS ÁREAS
Além dos cursos já ofertados no edital Educa Mais Tocantins 2023, por meio do novo edital, o programa está credenciando mais oito Instituições de Ensino Superior (IESs) para oferta de vagas em cursos no campo da saúde (Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entre outros) e outras áreas.
40% PARA CIDADES DE MENOS DE 10 MIL HABITANTES
O programa priorizou a oferta de, pelo menos, 40% das vagas para os municípios com população menor que 10 mil habitantes. Além disso, 40% das vagas foram ofertadas para os cursos de licenciatura, com prioridade para os professores da rede pública de ensino.
O PROGRAMA
O Educa Mais Tocantins tem por finalidade fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no Estado, por meio de IESs públicas especiais ou privadas, com ou sem fins lucrativos, democratizando o acesso ao âmbito acadêmico, tendo como missão promover o ensino universitário por meio da interiorização do ensino. Um dos objetivos é contribuir com a geração de emprego e com a formação de profissionais para os diferentes setores da economia, visando à melhoria de renda e à inclusão social.