A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) tem investido no licenciamento de ferramentas para modernizar as atividades na área de infraestrutura das secretarias e autarquias do Governo do Tocantins e, consequentemente, otimizar o uso dos recursos públicos. Nesse sentido, a Agência aderiu ao pacote de soluções tecnológicas da Autodesk permitindo com que engenheiros e arquitetos trabalhem no desenvolvimento de projetos eficientes e sustentáveis.
Por meio da metodologia Building Information Modeling (BIM), projetos serão criados, de forma precisa, no modelo 3D, bem como os orçamentos da lista de materiais poderão ser elaborados permitindo, dessa forma, a melhor tomada de decisões.
O presidente da ATI, Marco Giralde, destaca que a Agência tem apostado na aquisição de soluções tecnológicas modernas para atender às demandas das secretarias e autarquias, bem como garantir todo suporte para o bom andamento dos trabalhos no Governo. “A ATI tem modernizado toda planta de soluções tecnológicas das secretarias e autarquias garantindo mais agilidade e eficiência no desenvolvimento dos trabalhos no Governo do Tocantins”, afirma.
“Aderimos a um software moderno, atualizado e licenciado que vem para somar com os trabalhos dos profissionais da área de infraestrutura e assegurar uma melhor utilização do uso dos recursos públicos”, ressalta o superintendente de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, da ATI, Alirio Felix Martins.
Treinamento
Já com o suporte da empresa responsável pelo software, a ATI fez o levantamento das licenças nas secretarias e autarquias e tem viabilizado treinamentos, com carga horária de 60 horas, para a utilização de um dos itens do pacote: o Revit.
As primeiras capacitações já foram feitas para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO).
A gerente de Treinamento, Daiane Rodrigues, destaca que a ATI realizou todo cronograma de treinamento das turmas para os órgãos que fizeram a contratação do software. “Gerenciamos, viabilizamos e apoiamos todo o processo para que essas capacitações aconteçam. Agora, estamos organizando as próximas turmas”, ressalta.
O instrutor das capacitações, Claudio Ferreira, explica como a ferramenta poderá colaborar com a rotina dos profissionais. “Para os profissionais que estão acostumados a trabalhar nos formatos CAD, a migração para o Revit representa um avanço significativo em agilidade no desenho do modelo e na documentação do projeto, na integração entre as disciplinas, podendo prever conflitos entre as diferentes instalações antes da execução no campo”, afirma. (Da assessoria de imprensa)