Com oficinas de máscaras, instrumentos musicais recicláveis e decoração colorida, assim foi o Fevereiro da Alegria, ação organizada na Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP). A programação especial, no período de Carnaval, contou ainda com o Cortejo da Alegria, música e personagens com fantasias que percorreram as dependências do HGP fazendo a festa dos pacientes internados para minimizar o impacto da hospitalização.
A ação teve a participação de servidores, acompanhantes e pacientes e foi organizada pelo Setor de Humanização, com ajuda da equipe de Odontologia, Psicologia, Associação Amigos do HGP, dentre outros voluntários.
A psicóloga Betânia Cristina da Luz Pontes explica que “estas ações têm uma importância significativa para o emocional e a saúde das crianças, ajudando no tratamento e na recuperação. A ideia foi despertar a alegria nos pequenos. Nós criamos o Fevereiro da Alegria com ajuda da equipe do hospital. É uma satisfação para nós, profissionais da saúde, levar um pouco de amor e carinho por meio da arte”, enfatizou.
A mãe Maria Celma de Araújo, que acompanha o filho em tratamento no HGP, aprovou a iniciativa. “Muito legal. Uma iniciativa criativa que passa um sentimento de alegria para as crianças”, afirmou.
A coordenadora do Setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, ressalta o trabalho da equipe. “Sabemos que, durante o período de internação, o paciente deixa o convívio familiar para poder receber os cuidados na unidade hospitalar, e ações como estas colaboram para melhorar a saúde emocional dos pacientes. Nosso trabalho é pautado pela diretriz da ambiência da Política Nacional de Humanização, essa ação faz parte do projeto Ateliê Terapêutico”, pontuou a coordenadora. (Da assessoria de imprensa)