A Prefeitura de Araguaína concluiu outra etapa do serviço com a instalação de luminárias de LED em mais 26 bairros da cidade, totalizando agora 11.607 pontos modernizados. Entre os setores que receberam recentemente as luminárias estão o Araguaína Sul, Coimbra, Entroncamento, Bairro de Fátima, Nova Araguaína, Lago Azul 3, Pontes, Patrocínio, Bairro São João, Setor Brasil, entre outros.
Mais de 24 mil postes
O diretor municipal de Iluminação Pública, Francivaldo Oliveira, explicou que o serviço será realizado em toda cidade ainda este ano. “Organizamos o trabalho em várias etapas, já que utilizamos equipamentos diferentes, de várias potências. Ainda em 2020 finalizaremos todos os bairros contabilizando mais de 24 mil postes modernizados”. Além dos bairros finalizados nessa etapa, a região sudeste com os setores Vila Ribeiro, Palmas, Tiúba, Céu Azul, Jardim Paulista e Jardim Filadélfia, a região sul com o Parque do Lago e Lago Azul e Bairro de Fátima também já receberam as novas lâmpadas. Assim como as regiões oeste, onde os setores São Miguel, Manoel Gomes, Anhanguera e Martins Jorge e a região Central, incluindo algumas praças públicas, já dispõem das novas luminárias.
Próxima etapa
Nos próximos 15 dias a equipe do Departamento de Iluminação Pública executará a 6ª etapa do trabalho com a instalação de mais 2500 lâmpadas de LED. Os bairros contemplados nessa fase serão, Bela Vista I e II, Maracanã, JK, Setor Couto Magalhães, Vila Norte, Itapuã, entre outros.
Investimento
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Município, a modernização vai gerar uma economia de R$ 240 mil reais por mês aos cofres públicos, o que representa 70% de economia. O valor economizado, ao longo dos próximos meses, retornará como forma de remuneração ao investimento na realização do serviço.
Benefícios da modernização
Além da economia, as lâmpadas de LED trazem um aumento de até 30% em luminosidade, trazendo mais segurança nas vias públicas e também menos custos com manutenção. “Essas luminárias garantem a segurança do condutor que trafega à noite pela cidade, porque aumentam a visibilidade e ainda reduz o índice de ofuscamento, reduzindo os riscos de acidentes”, concluiu o diretor. (Da assessoria de imprensa)