Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Justiça dá 30 dias para que Prefeitura de Palmas oferte 2,3 mil vagas nos Centros de Educação Infantil

Centro Municipal de Educação Infantil Ciranda Cirandinha, em Palmas

Centro Municipal de Educação Infantil Ciranda Cirandinha, em Palmas (Foto: Edu Fortes/Secom)

O Poder Judiciário acolheu pleito do Ministério Público (MPE) e determinou que a Prefeitura de Palmas adote medidas efetivas para ofertar 2.300 vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em até 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 3 mil. O número de vagas é relativo ao levantamento realizado no final de 2022. A existência da decisão foi informada na quarta-feira, 7, pelo órgão de controle.

A DECISÃO

Com a decisão, o Poder Executivo deverá garantir a vaga a todas as crianças que aguardam em fila de espera nos Cemeis próximos às respectivas residências. Diante da impossibilidade, cabe ao município firmar convênios – ou qualquer outro instrumento jurídico – com o setor privado para que as crianças sejam inseridas em creches custeadas pelo município.

ANÚNCIO

AÇÃO DE 2016

A ação civil pública que resultou na recente decisão foi instaurada ainda no ano de 2016. Desde então, o MPE afirma que busca a efetivação de políticas públicas, por parte do município, a fim de assegurar o direito das crianças à educação, solicitando que seja apresentada inclusive política diversa que assegure a abertura de vagas em CMEIS, primando pela proteção integral na primeira infância.

PROBLEMA DE ESCALA VERTICAL

A Promotoria de Justiça aponta que a situação de falta de vagas é um problema de escala vertical, sendo necessário que o município promova a gestão de dados que contenha o detalhamento da necessidade por creche anualmente, visando suprir essa demanda.

Sair da versão mobile