A senadora Kátia Abreu (PDT) reuniu na segunda-feira, 4, em Palmas, prefeitos e representantes de seis cidades do Tocantins para lançar a ação “Catarata Zero”, que visa a zerar a fila de pacientes à espera da cirurgia. A expectativa é que mais de 6.500 procedimentos em todo Tocantins sejam realizados. Além da Capital, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Tocantinópolis receberão inicialmente os recursos porque ainda possuem limite financeiro de Média e Alta Complexidade, o chamado Teto MAC. Esses municípios serão referência e atenderão a pacientes dos 139 municípios o estado.
R$ 6 milhões para a primeira etapa
Para essa primeira etapa do projeto, a senadora destinou mais de R$ 6 milhões em emenda parlamentar, que serão distribuídos para os municípios conforme o número de habitantes. “Buscamos dados do Banco Mundial e da Sociedade Tocantinense de Oftalmologia que mostram que, no Brasil, 2% da população necessita de cirurgia de catarata. Dessa forma, decidimos trabalhar com o mesmo percentual para os municípios, sendo que para este ano nós vamos trabalhar com 20% desse total, de forma a contemplar todos os 139 municípios tocantinenses”, esclareceu.
Aportes até zerar demanda
Conforme a própria senadora, para 2020, outros municípios serão beneficiados diretamente com a ação, que receberá novos aportes até que seja zerada toda a demanda de cirurgias de cataratas no Estado.
Presenças
Participaram do lançamento os prefeitos Laurez Moreira (PSDB), de Gurupi; Joaquim Maia (PV), de Porto Nacional; e Celso Morais (MDB), de Paraíso do Tocantins; bem como os secretários de Saúde de Palmas, Daniel Borini, e de Tocantinópolis, Jair Aguiar.