A inspetora Sandra Letícia Thomazi Bordin é a primeira mulher a assumir o Comando da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) nos 26 anos da corporação. Mais conhecida como Letícia Bordin, a nova comandante foi nomeada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), na segunda-feira, 23.
Conduta indisciplinar
Letícia assume o lugar do inspetor-chefe Florisvaldo Borges Leal, exonerado no dia 9, “a pedido”. O ex-comandante foi suspenso por dez dias por uma suposta conduta indisciplinar, conforme portaria do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Durval Ribeiro da Silva Júnior, publicada no Diário Oficial do Município do dia 18.
Mulheres imperam
Na reunião da Coordenação da Executiva e das Coordenadorias Regionais do PSDB-Mulher, em Brasília, no dia 6, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, exaltou o fato de sua gestão ser uma das mais femininas do Brasil. Segundo ela disse no evento, no seu governo, 62,87% dos cargos de primeiro e segundo escalão, além das diretorias, são ocupados por mulheres.
Momento especial
Conforme a Secretaria de Comunicação de Palmas, Letícia assume a superintendência “em um momento especial para a GMP”. Isso porque a corporação vive a expectativa da renovação do quadro efetivo, com o concurso previsto para o ano que vem.
Sensibilidade a mais
A nova comandante avaliou que “a visão sensível da prefeita, com esse poder feminino, vai trazer uma sensibilidade a mais” para a Guarda. “Tenho muito orgulho desta instituição, que vem trabalhando para garantir a segurança da comunidade. A família azul marinho já é uma instituição forte e reconhecida”, defendeu Letícia.
Desde 1998 na GMP
A inspetora é quadro efetivo da GMP desde 15 de setembro de 1998. Ela ganhou o Prêmio Municipal de Inovação em Gestão em 2010 com o Projeto Guia de Serviços Municipais. A comandante, além de ser escritora e palestrante, também está concluindo a graduação em gestão pública.