A que tudo indica, o município de Taguatinga se encontra em plena efervescência literária, pela qual vários escritores que ali residem estão lançando novas obras e outras estão previstas para serem lançadas num futuro breve. Dentre os autores residentes nesse município, a poeta Maria Veroni Martins foi mais além: acaba de publicar pela Editora Veloso, duas obras no gênero de poesias. A primeira tem o título de “Poemia: poemas em tempo de pandemia“. Já o segundo trabalho da autora recebeu o título de “Rabiscando lilás em tempos cinzas“.
Manifestos de resiliência
Sobre o versejar de de Veroni, Gerson Moreno diz ter a convicção de que as escritas da autora são manifestos vivos de resiliência, que ao mesmo tempo denunciam “os descasos e omissões dos tiranos vigentes e simultaneamente anunciam outros tempos que estão por vir, balizados pelo exercício freireano de esperançar”. Já Ricardo Mesquita enxerga na obra da autora, pequenas-grandes histórias cheias de textura, musicalidade, cores, sabores-saberes e delícias. Segundo ele, tudo “numa inquietude absurda, um desassossego medonho com espírito livre e revolucionário”.
Credenciais da autora
Maria Veroni Martins é professora da Educação básica, educadora popular, militante dos Direitos Humanos, sindicalista e feminista. Desde 2009 trabalha no Colégio Estadual Justino de Almeida, em Taguatinga. É articuladora da AMB – Articulação das Mulheres Brasileiras no Tocantins, presidente do CDHT – Centro de Direitos Humanos de Taguatinga. Participou de várias antologias literárias, dentre ela, Sarau Brasil 2021, Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, publicado pela Editora Veloso, além de No chão da escola, Brincadeiras de infância em cordel, Borboletear, dentre outras.
Colégio Albert Einstein homenageia produtores culturais tocantinenses
Lindo o projeto pedagógico colocado em prática pelo Colégio Albert Einstein, de Palmas, visando despertar nos alunos o gosto pela leitura e auxiliá-los na produção textual ao mesmo tempo apresentando-lhes os mais destacados produtores culturais do Estado do Tocantins.
Solenidade no Plenarinho
A culminância do projeto aconteceu com uma bela solenidade no Plenarinho da Assembleia Legislativa, onde grupos de alunos fizeram apresentações acerca dessas ilustres personalidades da cultura tocantinense.
Homenagens
Entre os homenageados pelos alunos, estavam o editor da Coluna do CT, jornalista e escritor Cleber Toledo e o titular desta Coluna Livros & Cia, Zacarias Martins (lista completa ao final desta nota), que, por desencontro de informações, sabendo em cima da hora sobre a homenagem, ficou impedido de prestigiar tão importante acontecimento.
Recebimento de troféu
Já na terça-feira, 19, pela parte da tarde, atendendo gentil convite da diretora, a professora Ametista, estivemos visitando o Colégio Albert Einstein, onde fomos agraciados com um belo troféu em reconhecimento ao nosso trabalho cultural no Estado do Tocantins. A entrega desse troféu foi feita pela professora Ametista na presença dos alunos Kauê, Wellington e Pedro Arthur, que participaram do trabalho sobre a nossa atividade cultural. Cada um desses alunos recebeu um exemplar do nosso livro de poesias “Pinga-Fogo“, devidamente autografado, como prova do meu agradecimento pela iniciativa. Parabéns a todos!
Relação dos homenageados pelo Colégio Einstein:
– Alexandre Acampora
– Cleber Toledo
– Junior Batista
– Osmar Casa Grande
– João Welson
– Gislene Pires de Camargos Ferreira
– Humberto Damasceno
– Edvaldo Rodrigues
– Juarês Alencar Pereira
– Genésio Tocantins
– Lurdiana Araújo
– Valdemar Rodrigues
– Francisco Perna Filho
– Zacarias Martins
– Neli Fernandes Matos
– Ana e Vitória
– Luana Prado
– Henrique e Juliano
Piquenique Literário em Araguaína
Numa feliz iniciativa, o professor e poeta Leomar Alves promoveu na Biblioteca Pública Municipal de Araguaína o I Piquenique Literário com os integrantes da ALMA – Academia de Letras Mirim de Araguaína. Aos jovens escritores foi oportunizado um momento especial de entrosamento literário e musical com os intelectuais veteranos da cidade.
Leque de ações
A ALMA integra um dos leques de ações promovidas pela ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, entidade presidida pelo festejado escritor Alexandre Gomes de Brito, que busca o fomento da literatura e da leitura, valorizando os autores locais. Parabéns pela iniciativa.
A inspiração temporã que vem da poesia de Gislene Camargos
Ao discorrer sobre o livro “Fruta temporã” (Editora Vecchio), de autoria da poeta e professora de Palmas Gislene Camargos, o Doutor em Ensino de Língua e Literatura Francisco Neto Pereira Pinto destaca que a obra da autora é de uma leitura subjetiva, quase impressionista, ressaltando que o primeiro aspecto que lhe capturou os sentidos, nos versos de Gislene foi a sonoridade e o ritmo, ou seja, o trabalho que é feito para fazer a leitura fluir como que embalada por música sem, contudo, constranger o verso a se conformar a uma forma específica, como uma redondilha menor ou maior, porque, na verdade, sua versificação é livre.
Sobre a autora
Gislene Camargos é Doutora e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT – Universidade Federal do Tocantins; especialista em Docência do Ensino Superior, PROEJA e Gestão Escolar; graduada em Letras pela UEG – Universidade Estadual de Goiás. Integrante do grupo de pesquisa GESTO – Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins, atualmente é coordenadora da Biblioteca Indústria do Conhecimento e desenvolve o projeto “Biblioteca Mágica Itinerante” nas escolas públicas de Palmas. Possui artigos e capítulos de livros publicados na área da complexidade, educação de tempo integral, inter/transdisciplinaridade, formação de leitores(as), leitura subjetiva, memória de professores(as) da educação básica, letramento literário e semiótica, dentre outros.
Aniversário do IHGC
Acuso o recebimento de convite para as comemorações alusivas ao 19º aniversário de fundação do IHGC – Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (foto), no vizinho Estado do Maranhão. As comemorações incluem, ainda, os 186 anos do nascimento de seu patrono, César Augusto Marques. O evento se dará no dia 10 de dezembro, às 18 horas, quando, na oportunidade, serão empossados os novos membros efetivos da instituição.
Saberes das lutas do Movimento Negro Educador
A construção do livro “Saberes das lutas do Movimento Negro Educador” (Editora Vozes), organizado por Nilma Lino Gomes, se deu em uma encruzilhada de vidas e trajetórias. Os diálogos são marcados pelos olhares, experiências, lugares de fala, militância, trajetória pessoal e acadêmica, vivências duras de preconceitos, racismo, sexismos, LGBTQIA+fobia e machismos, como também pelas lutas, conquistas e vitórias.
Coletivos sociais
As políticas de ações afirmativas e as transformações por elas geradas no meio acadêmico, na gestão, na inserção de sujeitos pertencentes aos coletivos sociais diversos e tratados como desiguais em nossa sociedade permearam as análises, pois são parte da experiência de todos. É o que nos mostra esse livro.
Profusão de saberes
De acordo com Nilma, quer seja como docente, discente, militante houve uma concordância durante os encontros que deram origem a esta obra: “a profusão de saberes com os quais as Ciências Sociais e Humanas lidam atualmente é resultado da presença ativa, indagadora e insurgente dos sujeitos diversos, cujo direito de estar na universidade e em outros lugares hegemônicos da sociedade foi possibilitado pela implementação das ações afirmativas como política de Estado e, em especial, pela modalidade cotas raciais e sociais”, assevera.
Sobre a autora
Pedagoga e ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, é professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Integrante da pós-graduação em educação, conhecimento e inclusão social da FAE/UFMG e a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, a Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no Ceará.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.