O Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) alertou nesta quarta-feira, 30, que 19 mil beneficiários devem realizar a Prova de Vida. O processo de atualização cadastral é para todos os aposentados e pensionistas, de caráter obrigatório, e feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS, até o dia 31 de dezembro.
EVITAR FRAUDES
Realizado anualmente, a prova de vida ocorre com a finalidade de dar continuidade ao recebimento dos proventos, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS).
TOTALMENTE DIGITAL
Por ser de forma digital, para realização do procedimento, não é necessário comparecer na sede do Instituto em Palmas, ou nas Unidades do Pronto, em Araguaína ou Gurupi. Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e reconhecimento facial dos beneficiários. Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio App Meu RPPS.
AUSÊNCIA DA PROVA DE VIDA RESULTA NA SUSPENSÃO DOS PAGAMENTOS
O presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, ressalta a importância do procedimento. “Vale salientar que na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento será suspenso. É fundamental, que os beneficiários estejam atentos aos prazos e todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo Meu RPPS, para a realização da Prova de Vida”, alerta.
BENEFICIÁRIOS COM IMPOSSIBILIDADE MÉDICA
Os beneficiários com impossibilidade médica, serão exigidos os seguintes documentos: Declaração específica em papel timbrado da rede pública ou privada, com identificação do médico através de carimbo com o número do CRM, atestando a impossibilidade de realização pessoal da Prova de Vida; Documento de identificação do beneficiário; E o documento de identificação do declarante. O representante do beneficiário, deverá protocolar, na sede do Igeprev-TO, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda através do WhatsApp (63) 99225-9117.
RECLUSÃO PENAL
Para os beneficiários que cumprem reclusão penal, é necessária a apresentação de: Atestado de permanência carcerária ou declaração de cárcere, a ser validado pelo diretor da unidade penal, onde o custodiado encontra-se recolhido, identificando local e data; Documento de identificação do beneficiário; e o documento de identificação do declarante. O representante do beneficiário, deverá protocolar, na sede do Igeprev, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda através do WhatsApp (63) 99225-9117, os documentos dispostos nos incisos I e II, do §1° do art. 8°, referendados na Portaria N° 1.759, de 07 de outubro de 2024, acompanhados de cópia do documento de identificação com foto, do beneficiário e do representante.
EXTERIOR
Já para os beneficiários que moram no exterior, é importante que fiquem atentos aos prazos, para a realização do procedimento da Prova de Vida. Apenas para esses beneficiários que moram fora do país, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.