A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, realizou nesta sexta-feira, 28, a primeira ação do Programa Compra Direta deste ano. A entrega de alimentos foi na Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos e teve a participação de produtores rurais da região, além das instituições beneficiadas com o programa.
“Retornamos com as entregas a essas entidades que prestam serviços sociais na cidade que contam com a nossa ajuda para garantir o atendimento. Apesar do Município ainda aguardar os recursos do Governo Federal, não podemos deixar de beneficiar essas instituições e, principalmente, garantir renda aos nossos produtores rurais que tanto precisam”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto.
Nesta primeira aquisição, a gestão investiu cerca de R$ 35 mil para comprar 4,5 toneladas de alimentos de 20 produtores da zona rural de Araguaína, que foram doados para 11 entidades assistenciais, entre elas a APAE, Casa Tranoi, Cantinho do Vovô, Casa Bom Pastor e outros.
Venda garantida
Entre os produtores cadastrados no programa está o Ueslei Neiva dos Santos, morador do Assentamento Três Riachos. O produtor de abacaxi, banana, mandioca e abóbora viu no Compra Direta a oportunidade de garantir a comercialização dos produtos. “Primeira vez que me cadastrei, estou muito satisfeito porque fiz tudo certinho, sem tanta burocracia. Agora, com a venda aqui para eles, tive parte do investimento que fiz na produção já retornado”.
Entre outros produtos adquiridos e entregues nesta sexta-feira, estão também o tomate-cereja, quiabo, mandioca, coco, berinjela, mamão, além de hortaliças, mel e polpa de frutas.
Novas entregas devem ser realizadas no próximo mês, totalizando uma média de 40 toneladas de alimentos distribuídos. Serão investidos mais de R$200 mil reais de emenda parlamentar destinada pelo vereador de Araguaína, Mateus Mariano.
Compra Direta
Em março do ano passado foram compradas mais de 200 toneladas de alimentos de mais de 180 produtores rurais de Araguaína e região. O programa é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. Voltado para agricultura familiar, o Compra Direta representa um grande benefício para os produtores rurais do Município, pois é a certeza da comercialização dos seus produtos a preços justos. Além disso, contribui para a redução da desnutrição alimentar nas camadas mais carentes da população. (Da assessoria de imprensa)