Filho de pioneiros de Paraíso do Tocantins, o jornalista, escritor e político Ademir Barbosa Rêgo faleceu na noite dessa quinta-feira, 28, após batalha contra o câncer, aos 68 anos. O jornalista tem vasta história no Estado no campo da comunicação e também na política, sendo filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde os anos 70.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino (MDB), declarou luto oficial no município pelo falecimento de Ademir Barbosa Rêgo por três dias, a contar desta sexta-feira, 29 de março. A bandeira da cidade ficará a meio mastro em homenagem.
O corpo de Ademir Barbosa Rêgo será velado a partir das 15 horas desta sexta-feira, 29, na Igreja Assembleia de Deus, em Paraíso do Tocantins. O dia e horário do sepultamento ainda não foram divulgados.
Confira as notas de pesar:
“O prefeito Moisés Avelino manifesta profundo pesar pela morte do grande amigo, companheiro e militante do MDB Ademir Barbosa Rêgo, ocorrida hoje, 28/03/19. Ele era filho de José Pereira Rêgo e Carolina Barbosa Rêgo, fundadores e pioneiros de Paraíso.
Ademir Rêgo destacou-se na área de comunicação, política, esporte e literária. Ele deixa um legado importante em sua vida e na construção partidária, se colocando sempre disponível para assumir as tarefas do MDB. Figura humana de trato simples e respeitoso com todos, que com ele conviviam na vida pública e pessoal, se vai um lutador.
Trabalhou na construção da Rodovia Federal BR 14 (hoje BR 153), foi servidor público municipal e estadual, assessor político em Brasília, secretário do Governo de Paraíso (recentemente da Infraestrutura do prefeito Moisés Avelino). Como radialista, fez parte da equipe pioneira da Rádio Independência do Tocantins AM, e em 1980, foi diretor de esporte, redator e comentarista esportivo da RIT, apresentador do primeiro programa matutino de forró – Forró no Pé de Serra, publicitário (ABR Publicidades). Já como desportista, foi um dos fundadores do CAP (Clube Atlético Paraíso), nos 70, fundou o PEC (Paraíso Esporte Clube), onde atuou como dirigente e técnico. Atuou também como locutor/cerimônialista de eventos políticos e desfiles cívicos, e ao lado do filho Tony Rego, fundou o site Surgiu e como escritor deixa várias obras literárias e ocupava o cargo de vice-presidente da Academia Paraisense de Letras.
Nosso reconhecimento e gratidão valente companheiro, que sempre esteve ao lado de Moisés Avelino e família.
Que Deus possa confortar a todos dando força e serenidade, para enfrentar este difícil momento.”
—–
“É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do amigo e companheiro de partido, Ademir Barbosa Rêgo, 68 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 28, após lutar bravamente contra um câncer.
Ademir foi um homem que contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade de Paraíso do Tocantins, lugar onde seu querido pai José Pereira Rêgo, escolheu para viver com família que é pioneira na região, sendo uma das responsáveis em participar da fundação da cidade.
Na política, Ademir era membro ativo do MDB, onde passou a integrar ao partido ainda na década 70, sendo um dos responsáveis por fundar o diretório municipal na cidade de Paraíso.
Como profissional da comunicação, ele atuou como jornalista, escritor, radialista e repórter fotográfico, deixando um legado importante à comunicação paraisense e tocantinense, pois contribuiu muito com o seu trabalho, levando à população informação de qualidade, com ética, transparência e responsabilidade social.
Uma lamentável perda para todos nós que tivemos a oportunidade de conviver, desfrutar de sua amizade e acompanhar de perto sua trajetória de vida.
Neste momento de dor e sofrimento, deixo aqui o meu abraço fraterno à sua esposa, Maria de Jesus, seus filhos e netos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos por esta triste perda.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual”
—–
Hoje, o Tocantins perde uma grande referência pessoal e profissional com o falecimento do jornalista, Ademir do Rêgo. Além de jornalista, escritor, desportista, poeta e tantas outras funções que exerceu, Ademir mostrou que é possível noticiar os fatos com ética e imparcialidade.
Pioneiro em Paraíso do Tocantins, participou ativamente das decisões na política, onde integrou o MDB, e ocupou várias funções públicas. Na cultura, contribuiu para a criação da Academia de Letras de Paraíso (ALP).Teve o seu trabalho reconhecido e recebeu várias homenagens como o Prêmio Hall de Honra de Habitat, concedido pela ONU pelo esforço de construção de Política Nacional de Desenvolvimento do Brasil.
Com pesar e gratidão, presto minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Manifesto o reconhecimento de que seu legado contribuiu e seguirá contribuindo, para a formação de várias gerações de tocantinenses.
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
—–
O deputado federal Osires Damaso expressa suas condolências pelo falecimento do jornalista Ademir Rêgo, pioneiro da cidade de Paraíso do Tocantins.
“Neste momento de muita dor, me solidarizo com os familiares diante do falecimento de um homem integro e batalhador. Rogo ao Pai para que conforte os corações perante esta perda inestimável.”
Ademir Rêgo, 68 anos, era jornalista e faleceu em decorrência de leucemia no final da tarde desta quinta-feira, 28, no Hospital de Amor, em Barretos.
“É com pesar que o Movimento Democrático do Tocantins (MDB/TO) se despede, nesta quinta-feira (28), do colega de legenda, Ademir Barbosa Rêgo.
Filiado ao MDB de Paraíso do Tocantins-TO desde 1980, Ademir era secretário geral do partido a mais de 40 anos.
O MDB/TO presta condolências a família, amigos e a todos aqueles que tiveram a alegria de conviver com este grande homem.
Executiva Estadual
MDB/TO”
—–
“Nota de pesar
Foi com um profundo sentimento de vazio no coração que recebi a notícia do falecimento nesta quinta-feira, 28/3, do amigo Ademir Rego, um dos fundadores, com sua família, de Paraíso do Norte Norte, hoje Paraíso do Tocantins. Ademir contribuiu de maneira decisiva, honrada e vibrante, com o progresso de Paraíso e do Estado do Tocantins. Por isso mesmo mereceu honrarias importantes ainda em vida, como a Comenda da Ordem do Mérito do Estado do Tocantins e o Prêmio Hall de Honra de Habitat, concedido pela ONU, pelo esforço coletivo de construção de Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil.
A seus familiares e amigos, o meu desejo de que as Bênçãos de Deus conforte o coração de cada um de nós e recaia sobre o seu espírito na Glória Eterna.
Senador Eduardo Gomes”
—–
O Governo do Tocantins lamenta o falecimento, nesta quinta-feira, 28, do pioneiro de Paraíso do Tocantins, jornalista e escritor, Ademir Barbosa Rego.
Acadêmico da Academia de Letras de Paraíso (ALP), onde ocupava a cadeira de número 12, Ademir Barbosa foi atuante no meio político e jornalístico. Foi secretário municipal de Infraestrutura de Paraíso e, ao lado do filho Tony Stteffen Gomes Rego, foi um dos fundadores do site de notícias Portal Surgiu.
O Governo do Tocantins externa aos familiares, amigos e cidadãos de Paraíso do Tocantins – cidade que o acolheu ainda criança – seu pesar pela irreparável perda, estimando votos de que o consolo do Santo Espírito de Deus conforte os corações enlutados.
Secretaria de Estado da Comunicação – Governo do Tocantins
—–
“Neste momento de muita dor, me solidarizo com os familiares diante do falecimento de um homem integro e batalhador. Rogo ao Pai para que conforte os corações perante esta perda inestimável.”