O Ministério Público do Tocantins (MPE) entregará no primeiro semestre de 2024 – entre março e abril – o selo “Município Amigo da Vacina”. A ação visa reconhecer os bons resultados dos índices de imunização. A premiação faz parte do projeto “MP na Vacina”, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE). O edital foi publicado nesta segunda-feira, 31, no Diário Oficial.
TRÊS NÍVEIS DE RECONHECIMENTO
O “Selo Município Amigo da Vacina” vai avaliar os índices das vacinas para crianças e adolescentes: BCG, Rotavírus, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10v, Poliomielite (VIP), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, HPV e Meningocócica ACWY. Os municípios que obtiverem os melhores resultados serão reconhecidos em diferentes níveis: ouro, prata e bronze. A cerimônia de entrega do Selo acontecerá no primeiro semestre do ano que vem.
AUMENTAR A COBERTURA
De acordo com a promotora Araína Cesárea, que coordena o projeto, a intenção é incentivar as administrações municipais a aumentarem a cobertura vacinal, que nos últimos anos não tem alcançado os índices preconizados pelo Ministério da Saúde. “Todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde [OMS] são oferecidas de graça. O SUS garante essa imunização a todos os brasileiros. Precisamos agir para prevenir todas essas doenças evitáveis, e os gestores públicos têm papel fundamental nessa missão. O selo vai reconhecer quem aprimorou as práticas e fez um bom trabalho em benefício da população”, defendeu.